Sempre há duvida sobre o gentílico de quem nasce em Ubatuba, afinal é Ubatubano (a) ou Ubatubense? As pesquisas apontam Ubatubano (a), pelo menos é o gentílico oficial. Mas como a língua é uma coisa fluida e viva, ela sempre acaba sofrendo modificações ao longo do tempo.
E hoje, encontramos “Ubatubense” como sinônimo de “Ubatubano”. A expressão é até assumida em algumas organizações da cidade. Ex.: Liga Ubatubense de Futebol. No entanto, existe uma diferença, e ficou clara quando consultamos o site da UVESP. A matéria fala de concessões de títulos de cidadania “ubatubense” (ou seja, não era de Ubatuba, mas “virou”) e de título de “Ubatubano ilustre” (já era daqui e recebeu um título a mais).
Logo os “Ubatubanos/as” são os nascidos aqui (caiçara raiz) e os “Ubatubenses” aqueles que adotaram Ubatuba depois (caiçara por amor?). Também ouvimos dizer que: Ubatubano é o caiçara raiz, filho do filho do filho, do filho de caiçara…e Ubatubense, são os que nasceram em Ubatuba, filhos de migrantes recentes para Ubatuba. Enfim, independente do gentílico correto, o mais importante é valorizar quem ama este paraíso!
Este post foi muito bem elaborado, por nossa querida Sabrina do @ilove.ubatuba.