O professor Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo, nasceu em Ubatuba em 29 de dezembro de 1.855 e faleceu na capital paulista em 30 de julho de 1904, aos 49 anos. Filho de José Paulo Rosa Galhardo e Ana Bernadino Rodrigues Galhardo. Morava no casarão onde foi instalada a Câmara Municipal de Ubatuba, durante muitos anos na avenida Iperoig. Mudou-se para São Paulo muito jovem, estudou na Escola Normal de São Paulo e dedicou-se ao Ensino Público.
Thomaz Galhardo realizou brilhante carreira, exercendo os cargos de secretario geral de instrução pública do Estado de São Paulo. Elaborou o regulamento do 1º ginásio do Estado de São Paulo e da Escola Politécnica, onde foi o primeiro diretor, sócio fundador da União Pedagógica e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Aposentando-se no cargo de subdiretor da secretaria do interior do estado. Mas seu memorável trabalho foi quando escreveu e editou a “Cartilha Elementar para a Infância”, utilizada em todo Brasil, sendo o livro que mais alfabetizou brasileiros na época.
É reconhecido pela publicação de livros didáticos para as primeiras letras. Sua Cartilha Elementar para a Infância, do início da década de 1880, baseia-se no método de silabação; publicou o Segundo Livro de Leitura Na escola e no Lar e o Terceiro Livro de Leitura para a Infância ainda nas últimas décadas do século XIX. Sua obra foi editada pela Editora Francisco Alves e alcançou inúmeras edições.
O Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE possui duas Cartilhas, uma de 1940 e outra de 1946, já na 158ª edição. O Segundo Livro de Leitura data de 1960, na 81ª edição e o Terceiro Livro de Leitura é o mais antigo do Acervo, de 1907, na 5ª edição. Mesmo com algumas modificações e ampliações, como no caso da Cartilha da Infância, os livros de Galhardo têm, além da raridade, como todo livro didático antigo em nosso país, o privilégio de serem editados e reeditados por muito tempo, alcançando assim várias gerações.
O AHLE resguarda inúmeras cartilhas, como também edições seriadas, como essa do Galhardo: um livro de alfabetização seguido de outros, geralmente quatro livros, de acordo com as séries do Grupo Escolar, modalidade de escola inaugurada com a República. Um de seus trabalhos também foi o livro MONOGRAPHIA DA LETRA A. Regras Faceis para a Exacta Accentuação da Prepositiva A- Quando Contrahida com o Adjectivo Articular – A. São Paulo: Typographia A Vapor de Jorge Seckler & C., 1884.
Por sua dedicação e relevante personalidade nas letras e no ensino do país, Thomaz Galhardo recebeu o grau de comendador pelo imperador D. Pedro II. Em sua homenagem temos uma rua municipal, hoje principal entrada de acesso à cidade de Ubatuba, ou seja do trevo entre as rodovias Mario Covas, Oswaldo Cruz e BR 101.
Fonte de Informações:
https://ubatubense.blogspot.com.br/2010/08/grandes-ubatubensesprofessor-thomaz.html
https://maesertaneja.blogspot.com/2018/07/quem-foi-o-professor-thomaz-galhardo.html