São mais de 100 praias no recortado litoral de Ubatuba. Algumas pequeninas como esta prainha localizada na região sul da cidade, entre a Praia Dura e a Praia Brava do Sul.
A Prainha, também chamada de “Praia do Tesouro”, assim batizada pelo nosso amigo Daniel do @caminhos.do.sup, tem pequena faixa de areia, amarelada com muitas conchas, ornamentada por várias pedras, e sua extensão é de cerca de 20 metros.
Localizada dentro de uma mini baía, ao fundo temos a beleza da Mata Atlântica, no cantinho direito, é possível avistar o imponente Pico do Corcovado e as águas ao redor da Prainha, formam uma grande piscina natural.
Está sempre vazia, pois o acesso usual para chegar até ela é pelo mar, normalmente de SUP ou caiaque. O acesso terrestre é por uma trilha rápida, porém muito íngreme que sai de uma curva da mesma estradinha que leva até a Praia da Fortaleza.
A origem do nome “Prainha do Tesouro”, contada por Daniel do Caminhos do SUP:
“Uma das minhas lembranças mais antigas é de velejar com meu pai em Ubatuba. Ele tinha um “dingue”, um ótimo barco à vela, pouco maior que minha prancha de SUP. Apesar de ser pequeno, levávamos a família inteira nele.
Meu pai, minha mãe, eu e meus três irmãos. Seis pessoas espremidas em um barco projetado para levar apenas duas. É claro que o veleiro mal saía do lugar. Ficávamos mais à deriva do que navegando de fato. Mas ninguém tinha pressa. Curtíamos mais o caminho do que o lugar de chegada.
Tinha uma praia bem pequena, especial para nós, que visitávamos sempre que o vento deixava. Meu pai a chamava de Praia do Tesouro. Dizia que um pirata havia escondido um tesouro ali. Eu, criança, acreditava em tudo.
Quando nasceram meus sobrinhos, a brincadeira ficou ainda mais realista. Meu pai enterrou um baú cheio de bijuterias na areia, desenhou um mapa que colocou dentro de uma garrafa e fez meus sobrinhos o acharem. Foram navegando até a prainha e lá desenterraram o tesouro.
Infelizmente, com a morte de meu pai, não foi possível ele fazer essa brincadeira com meus filhos. Por isso, não importa que os mapas digam que essa praia se chama Prainha ou outro nome qualquer. Para mim, vai ser sempre a Praia do Tesouro.”
Lembre-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.