A Praia do Tenório está localizada entre a Praia Grande e a Praia Vermelhinha, e seu acesso é relativamente fácil sendo necessário deixar o veículo na rua, e pagar a taxa de zona azul.
Com cerca de 500 metros de extensão, em plena zona urbana, próximo ao centro de Ubatuba, o Tenório é uma praia movimentada, arborizada, com quiosques, areia fina e branca, além do mar com ondas constantes.
A praia é perigosa em alguns pontos, particularmente em seu canto direito, preocupando os guarda-vidas, que orientam constantemente os banhistas da presença de correntezas, além de algumas placas de sinalização no local.
Com a maré baixa, as pedras que se encontram nas extremidades da praia, ficam aparentes, proporcionando um belo visual.
Bruno Amir imagens
A Bruno Amir Imagens é uma empresa especializada na produção de imagens aéreas com a utilização de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) conhecidas por “drones”. Com sede em Ubatuba (SP), geramos imagens aéreas de alta qualidade (vídeos em UltraHD 5.4K e fotos em RAW) com o compromisso de operar dentro das normas da legislação vigente. Atendemos a região do Litoral Norte de SP e Vale do Paraíba.
https://www.brunoamir.com.br/
Fone: 12 98116-1518
brunoamir@gmail.com
Instagram: @brunoamirimagens
Caminhando com muito cuidado pela costeira em seu lado direito, temos um belo visual da Praia do Tenório, assim como da Ilha Anchieta.
É uma praia de alta frequência, e própria para o surfing.
Arqueologia
A importância arqueológica de Ubatuba começou a ser desvendada em 1962, quando na construção de um condomínio na Praia do Tenório, foi descoberto um sítio arqueológico com idade estimada de 2 mil anos. Neste registro arqueológico diversas ossadas foram encontradas, provando a presença pré-histórica de habitantes em Ubatuba, provavelmente a existência dos índios Tupinambás desde a época de Cristo.
História: Você sabia que o Tenório foi chamado de Praia do Regalado e até de Prainha?
“Num país de história recente como o Brasil é comum as alterações de nomes de logradouros, acidentes geográficos ou seja as Toponímias. Em Ubatuba não fora diferente e até mesmo algumas praias, sofreram mudanças de seus nomes.
Essas alterações surgem de forma espontânea ou imposta por alguém, para perpetuar seu nome no futuro. Vejamos a atual Praia do Tenório. Com certeza antes do século XIX teria outro nome, mas como por mais de um século a mesma era moradia da família Regalado, ela foi batizada como Praia do Regalado, nome surgido espontaneamente, tendo em vista que nela viveu por 77 anos, Pedro Tenório de Regalado. Embora o mesmo tenha falecido em 1879 seu sobrenome ultrapassou a mudança do século pois seus descendentes ainda ali permaneceram.
Observamos que já nas décadas de 1930 e 1940 a mesma já adquiria um outro nome ou seja Prainha. Com a negociação das terras pelos antigos proprietários nos fins dos anos de 1940 e início dos anos de 1950 o adquirente, médico pediatra e ex-prefeito de São Paulo, Dr. Wlademir de Toledo Piza procurou resgatar parte do nome do antigo proprietário, Pedro Tenório de Regalado, renomeando e colocando placas indicativas como Praia do Tenório, nome reconhecido até o presente.”
Lenda
Os mistérios esotéricos também rondam a Praia do Tenório. No inverno, quando a parte de cima de várias pedras que estão dentro do mar, ficam aparentes no lado direito da praia, dizem que este fenômeno acontece, quando a “bruxa Brisa”, a mesma da “lenda do Monge Amaldiçoado”, moradora de uma das pedras da costeira sente frio. É que seu tremor, provoca uma ventania fortíssima, afastando as areias da praia. Dizem também que os dias de mar bravo, naturalmente mais forte no lado direito, devem-se ao mau humor de Brisa.