A pequenina Praia do Lamberto tem seu acesso a eventos turistas somente pelo mar, visto que a entrada a partir da rodovia Rio-Santos passa por uma propriedade particular do IOUSP (Instituto Oceanográfico da USP) e a praia hoje funciona como ponto de pesquisa.
É uma praia com águas tranquilas, no canto direito temos um píer para facilitar o embarque e desembarque em especial dos barcos de pesquisa, e em sua orla muitas pedras estão espalhadas. Ao fundo temos as instalações do Instituto.
Muito próximo do Píer do Saco da Ribeira, estando na praia temos a oportunidade de observar diversas embarcações ancoradas, ou em trânsito neste que é o maior píer natural da cidade.
Curiosamente ao andar pela rodovia no sentido Caraguatatuba – Paraty, logo após passar pelo bairro da Praia do Lázaro e do Saco da Ribeira, não vemos placa indicando a entrada desta praia somente a indicação do IOUSP.
Porém um pouco mais para frente temos a placa indicando “Praia do Lamberto”, que na verdade é a Praia Brava do Perequê Mirim.
(*) O Instituto Oceanográfico da USP conta com duas bases de pesquisa, uma em Ubatuba, “Base Norte” e a outra em Cananéia, “Base Sul” do Estado de São Paulo.
Em Ubatuba está localizado na Praia do Lamberto s/nº, na Enseada do Flamengo. A base chama-se “Clarimundo de Jesus”, e foi construída para dar apoio às atividades práticas educacionais e apoio aos projetos de pesquisas.