Praia Brava de Itamambuca

Praia Brava de Itamambuca

A Praia Brava de Itamambuca está localizada na região norte de Ubatuba, e seu acesso terrestre é por trilha, por dentro da Mata Atlântica.

Praia Brava de Itamambuca
Praia Brava de Itamambuca

São duas opções de trilha, uma que inicia-se no lado esquerdo  da Praia de Itamambuca, e outra a partir da Praia do Felix. Esta é uma praia de pequena extensão, não tem qualquer tipo de estrutura voltada ao turista e recebe muitos nomes: Brava da Itamambuca, Prainha ou ainda Pedrinha.

A Praia Brava de Itamambuca é cheia de pedras gigantes, ornamentadas por bromélias, caetés, cactos e cipós. É necessário tomar cuidado com as ciladas da maré pois a praia é de tombo, de areia irregular, correnteza presente e com a maré alta a praia desaparece. O caminho por trilha usual para a Praia Brava de Itamambuca inicia-se na costeira, no canto esquerdo de Itamambuca, logo após o pequeno riacho. Pode-se observar uma rocha que forma uma parede lisa, na qual está uma corda de apoio, é onde inicia-se a aventura.

Praia Brava de Itamambuca
Praia Brava de Itamambuca – Durante uma prova do Desafio 28 Praias

Ao subir a rocha apoiando-se na corda, logo encontramos raízes que servem de sustentação para a pequena escalada. Folhas em decomposição pelo caminho úmido, fazem com que parte do trajeto estreito fique enlameado.

Praia Brava de Itamambuca e Praia de tamambuca ao fundo - Imagem de @brunoamirimagens
Praia Brava de Itamambuca e Praia de tamambuca ao fundo – Imagem de @brunoamirimagens

Íngreme, o percurso exige bastante atenção para não escorregar ladeira abaixo, e às vezes, é necessário pés e mãos em ação ao mesmo tempo. Caso encontre bifurcações, o aconselhável é seguir sempre à direita, e o tempo de trilha é de aproximadamente 35 minutos.

Já no alto da colina, observa-se a Praia de Itamambuca, e árvores centenárias de troncos frondosos presentes em todo o trajeto, tais como Figueiras e Guapuruvus, existem alguns pontos de água no caminho, e muitos jasmins perfumados.

A dica para visitar a praia é ir cedo e voltar antes do pôr do sol, devido a pouca luminosidade na mata fechada, e ficar de olho na tábua de marés. Como esta trilha faz parte do Desafio 28 Praias (sentido Brava de Itamambuca – Praia de Itamambuca), normalmente temos cordas deixadas no caminho que facilitam o percurso dos trilheiros. E ao chegar na costeira, após uma descida muito inclinada, temos que caminhar por sobre as pedras no sentido norte (para a esquerda) para chegar até a Praia Brava de Itamambuca.

Praia Brava de Itamambuca
Praia Brava de Itamambuca – Durante uma prova do Desafio 28 Praias

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Praia Brava de Itamambuca
Saindo da Praia Brava de Itamambuca no caminho da trilha para a Praia de Itamambuca

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Praia Brava de Itamambuca - Imagem de @brunoamirimagens
Praia Brava de Itamambuca – Imagem de @brunoamirimagens

Também esteja alerta para a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns na região da Mata Atlântica, as mais comuns são a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), e costumam ficar no meio da trilha e especialmente em lugares que bate sol.

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um guia credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer a história do local.

Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!