Localizada na orla da Praia do Itaguá está a Praça da Baleia, que já recebeu outros nomes como Praça Dr. Alberto Santos e originalmente Praça Santos Dumont.
A praça é uma das atrações de nossa cidade. Preservada pelo Aquário de Ubatuba, temos nela o esqueleto de uma baleia jubarte que encalhou na Praia Grande, uma enorme tartaruga, um convite para visitar o Projeto TAMAR, uma homenagem a Jacques Cousteau e uma área de bancos e jardim.
Esta baleia encalhou morta na Praia Grande de Ubatuba em Outubro de 2000. Seus ossos foram retirados pela Prefeitura Municipal e em 2010 foi montada na Praça que antes recebia o nome de Praça Santos Drummond e passou a se chamar Praça da Baleia.
História
A praça foi construída na administração do prefeito Basílio de Moraes Cavalheiro Filho, em 1976, e em homenagem ao ilustre homem brasileiro recebeu seu nome: “Alberto Santos Dumont”.
O projeto foi elaborado pelo Eng. Roberto de Carvalho Rezende. Um busto de Santos Dumont sobre a cauda em concreto armado de um avião, em local de destaque na praça, por muitas décadas, enalteceu o feito do inventor de uma das maiores realizações da humanidade. Em 15/03/1991 na gestão do então prefeito de Ubatuba José Nélio de Carvalho, a praça passou a se chamar Praça Dr. Alberto Santos.
Quem foi Dr. José Alberto dos Santos
Conhecido pelos caiçaras de Ubatuba como Dr. Alberto ou simplesmente Alberto Santos para os mais íntimos. Nasceu na cidade de Ubatuba, em 18 de agosto de 1890. Filho do Profº Francisco Lourenço dos Santos e Benedita Inácia Santos, também naturais de Ubatuba, assim como todos os seus avós. Alberto Santos fez seus primeiros estudos no Colégio Dr. Esteves da Silva, um dos primeiros do Brasil. O Colégio Dr. Esteves da Silva foi fundado em 18 de julho de 1896.
Porém, dada à precária situação pela qual atravessava Ubatuba, sem oferecer qualquer oportunidade de formação em nível técnico ou superior, com total carência de emprego e em franca decadência econômica em face da abertura do Porto de Santos, mudou-se para São Paulo.
Matriculou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (“Arcadas”), Universidade do Estado de São Paulo, concluindo o Bacharelado em Ciências Jurídicas na turma de 1922.
Recebeu inscrição perante a Ordem dos Advogados do Brasil sob nº 495. Contraiu matrimônio com Gilda Carneiro Magalhães dos Santos, gerando quatro filhos.
Atendendo ao chamado do espírito democrático e constitucionalista que ressoava na época, alistou-se como soldado nas tropas revolucionarias do Estado de São Paulo, na revolução contra a ditadura de Getúlio Vargas. Dr. José Alberto dos Santos, foi o primeiro prefeito de Ubatuba democraticamente eleito em 1947 (voto direto) para o quatriênio de 1948-1951, sendo reeleito por mais duas vezes.
Foi também vereador por duas vezes e presidente da Câmara. Dr. Alberto faleceu em 17 de setembro de 1982, aos 92 anos. Está sepultado no cemitério municipal Santa Cruz de Ubatuba (campa nº 3965).
Fonte de Informações:
https://ubatubense.blogspot.com/2015/02/quem-foi-alberto-santos.html
http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=22624