A Praia Lança Cavala está localizada na Comunidade da Almada, região norte de Ubatuba. O acesso recomendado para alcançar esta praia é pelo mar, seja de barco, caiaque ou SUP a partir da Praias do Engenho ou da Praia da Almada.
É um lugar pouco conhecido, e o antigo caminho terrestre para chegar até lá está interrompido no final do percurso, pois passa por dentro de uma propriedade particular. O caminho é o mesmo realizado para acessar a Praia da Almada e depois seguir para a Praia do Engenho. No canto esquerdo do Engenho inicia-se o percurso, por uma trilha bem aberta, basicamente uma subida de morro e consequente descida até a Praia Lança Cavala, realizado em 15 minutos, cerca de 750 metros.
A praia que também é chamada de Laço da Cavala, tem aproximadamente 50 metros de extensão, e nem consta em muitos guias turísticos da cidade de Ubatuba.
As imagens da beleza de uma praia com vocação intimista, se apresentam com muitas pedras espalhadas na orla, e atiçam os olhos dos visitantes. Antigamente os moradores do Engenho e da Almada puxavam suas redes nesta praia e pescavam grande quantidade de cavala (*), peixe muito apreciado pelos caiçaras, dai o nome Lança Cavala.
Na praia temos uma residência e apesar da estrada precária é possível chegar de carro até lá, entrando na altura do Km 2 da estrada da Almada, passando o Mirante da Chica, virando a primeira rua a esquerda. São aproximadamente 3 Km de estrada de terra e recomendado o uso de veículo apropriado com tração 4X4, principalmente nos dias de chuva.
Pelo mar, o acesso por caiaque, SUP ou lancha, normalmente é a partir da Praia da Almada e no percurso pode-se visitar o cultivo de mexilhões na baía. Assim como a Almada e o Engenho, a Praia Lança Cavala possui águas rasas e claras, ideal para o banho de mar e prática do mergulho livre.
(*) A cavala é um peixe “planctívoro”, um consumidor primário, com menos quantidade de mercúrio, chumbo, ou cádmio. Rico em termos nutricionais, e é mais saudável do que o salmão ou o atum, além de ser um peixe saboroso, é rico em ácidos gordos ômega 3.
O vídeo editado a seguir mostra o percurso (trilha) até a Praia Lança Cavala, quando era permitido:
Preserve o Paraíso
Não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas é importante divulgarmos estas mensagens, pois é preciso diminuir a quantidade de lixo deixado nas praias, trilhas e cachoeiras. É importante ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza.
As atitudes de preservação precisam ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Precisamos manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada.
Pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.
Preserve, e também respeite os animais silvestres, não tire nada da natureza além de fotos.
Seja consciente e deixe esta herança para nossos descendentes.
Cuidar do planeta é cuidar de nós!