Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo

Trazida pela Rainha Isabel de Portugal no séc. XVII, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil. Em Ubatuba, essa manifestação ocorre de norte a sul há mais de dois séculos, segundo antigos caiçaras.

Divino Espirito Santo
Divino Espirito Santo

No passado, até a década de 1950, a Festa do Divino Espírito Santo era a mais respeitada e valorizada festa de Ubatuba. As comunidades das praias e sertões se preparavam com antecedência para receber a Folia do Divino, que com seus foliões, visitavam a casa dos devotos com suas violas, rabecas e caixa seguindo a bandeira sagrada.

Igreja Matriz de Ubatuba enfeitada para a Festa do Divino
Igreja Matriz de Ubatuba enfeitada para a Festa do Divino

A Folia do Divino de Ubatuba vem sofrendo muitas alterações devido à atuação de vários fatores adversos, mas nunca perdeu a essência da fé e coletividade de nossa cultura. Atualmente a folia é composta por pessoas de várias extremidades do município, como Almada, Ubatumirim, Promirim, Praia Vermelha e Itaguá. Filhos e netos de antigos foliões, essas pessoas levam consigo a arte e a cultura de um povo que resiste a tantas mudanças, a cultura caiçara. A peregrinação, que tem o apoio da FundArt, tem início no mês de março e vai até junho.

Festa do Divino Procissão
Festa do Divino Espírito Santo – Procissão

Atividades religiosas como procissão, missa e Novena do Espírito Santo, assim como ações socioculturais incluindo apresentações da tradição caiçara, shows musicais, barracas de comes, bebes, brincadeiras e jogos integram a programação da Festa do Divino de Ubatuba, que se realiza em meados de julho.

No vídeo a seguir da FundArt temos um pouco da história da peregrinação da Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba:

O evento acontece na Praça Exaltação da Santa Cruz (praça da Matriz) e é considerado uma das principais atividades do calendário local, recebendo tanto moradores de Ubatuba quanto turistas de toda a parte. A festa é uma realização da Paróquia Exaltação da Santa Cruz e tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) e da Prefeitura de Ubatuba. A abertura da festa começa com uma missa e normalmente acontece procissão todos os dias e além da programação religiosa, há shows musicais todas as noites. Outro destaque do evento é o show de prêmios, que acontece no encerramento e as rodadas de bingo. 

O coreto na Praça Exaltação da Santa Cruz enfeitado para Festa do Divino
O coreto na Praça Exaltação da Santa Cruz enfeitado para Festa do Divino

Embora seu cunho religioso seja evidente, a Festa do Divino de Ubatuba é fortemente marcada por suas atrações socioculturais, como a tradicional tainha assada na brasa, Ainda que a alta temporada da cidade ocorra no verão, o evento é considerado uma das principais atividades do calendário local, recebendo milhares de pessoas, tanto da população ubatubense, como turistas do Vale do Paraíba, de cidades vizinhas, como Paraty, do interior do estado, do sul de Minas e da capital.

Tainha na Brasa - Tradicional da Festa do Divino
Tainha na Brasa – Tradicional da Festa do Divino

Tainha na brasa
Um dos carros-chefes da festa, a tainha assada na brasa é também uma das principais razões de a festa ser realizada em Ubatuba no mês de julho. Embora o Espírito Santo seja lembrado no calendário litúrgico católico no dia de Pentecostes (em maio), os antigos caiçaras aguardavam o período em que as tainhas migravam do sul para a região para, então, festejarem em comunidade. Como o costume acabou virando tradição, a Festa do Divino de Ubatuba é sempre realizada em julho.

Tainha e acompanhamentos servidos na Festa do Divino
Tainha e acompanhamentos servidos na Festa do Divino

Histórico da Festa do Divino
Na Festa do Divino, como é popularmente chamada, comemora-se a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e é realizada em homenagem a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: O Espírito Santo. O Divino Espírito Santo é representado pela pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Daí, quase sempre a pomba que o representa, possui sete raios ou sete fitas.

Pomba representativa do Divino Espírito Santo
Pomba representativa do Divino Espírito Santo

A cor vermelha predominante tanto nas flores como nos andores e nos arranjos da igreja, representa para uns a chama ou a luz, da qual o Divino é portador e para outros o amor, pois para a igreja o amor é representado pela cor vermelha. Segundo a tradição da igreja, o dia de Pentecostes significa que, após cinquenta dias de ressurreição do Senhor (50 dias após a Páscoa), o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos.

Fonte de Informações:
https://www.facebook.com/par.exaltacaodasantacruz
https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/confira-a-programacao-da-152a-festa-do-divino-de-ubatuba/