Afim de colaborar no processo de restauro do Sobradão do Porto, a FundArt busca por possíveis informações das quatro estátuas que decoravam a fachada do antigo prédio. Trata-se de um conjunto denominado “Quatro Estações” que infelizmente desapareceram em meados da década de 80. As peças possuem por volta de 80 cm e o nome das estações do ano gravado na base.
As obras fazem parte do patrimônio histórico/arquitetônico de Ubatuba e pertencem a toda população, sendo assim, contamos com a colaboração de todos para que essas obras voltem ao seu local original e possam ser admiradas pelo maior número de pessoas.
Informações pelo (12) 3833-7000 ou através do e-mail contato@fundart.com.br.
O Sobradão do Porto
O Sobradão do Porto, também chamado de Casarão do Porto, foi erguido em 1846, por um rico comerciante, proprietário de uma vasta área da região litorânea, o armador português Manoel Baltazar da Cunha Fortes, que aportou no Brasil com a vinda da Família Real, em 1808.
O prédio composto por dois andares superiores era de fato uma arquitetura inovadora. O primeiro pavimento servia como um rústico armazém, onde se guardavam e negociavam toda a mercadoria de sacas de café, algodão, fumo, cana-de-açúcar e aguardente que circulavam na época. Já o segundo andar foi utilizado como residência por sua numerosa família.
Em 1981, o Sobradão foi desapropriado pela Prefeitura Municipal e, em 1987, tornou-se a sede administrativa da recém criada Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FundArt. Atualmente o prédio, que se tornou um espaço cultural para oficinas culturais, exposições e apresentações artísticas está em processo inicial de restauro.
Matéria postada no site da FundArt em 24/11/16: https://fundart.com.br/fundart-busca-informacoes-sobre-conjunto-de-estatuas-que-decoravam-o-sobradao-porto/