A etapa Costa Norte tem seu percurso entre a Praia Estaleiro do Padre até a Praia Grande. O Desafio 28 Praias em Ubatuba é a maior prova de “trail run” do Brasil, sempre contando com uma organização excelente, incluindo as ações sociais e de preservação ao Meio Ambiente.
Além de subidas e descidas com auxílio de cordas, trilhas “single track”, os atletas participantes encontram muita água, pois a Costa Norte tem um número grande de travessias de rios, sendo alguns que “não dão pé”, grandes variações de altimetria, praias com areia fofa, com areia inclinada, trilhas às vezes com muita lama, realizadas por dentro da Mata Atlântica.
A distância de 42 Km é realizada nas categorias Solo, Dupla, Trio, Quarteto ou Quinteto. Os atletas consideram este percurso (Costa Norte), muito técnico e desafiador, exigindo um bom condicionamento físico. Portanto, a recomendação é que nunca entre em uma competição dessa sem estar preparado física, mental e tecnicamente!!
Trecho 1
Distância: 6.230 m.
Largada: Praia Estaleiro do Padre.
Chegada: Praia do Puruba (no campo de futebol da vila).
Terreno: Areia, single track e travessia de rio.
Praias: Estaleiro do Padre, Ubatumirim, Justa e Surutuba.
Breve descrição do trecho 1
Logo após a largada, temos a travessia do rio Ubatumirim e depois cerca de 2,7 Km de praia com areia dura, ideal para desenvolver a corrida, até atravessar um pequeno riacho e entrar na trilha que leva até a Praia da Justa.
A Justa é uma praia de pequena extensão e após cruzar outro riacho, entramos em uma trilha dentro da Mata Atlântica, iniciando com uma forte subida, seguida de pontos de muita lama, trecho com auxílio de corda e depois uma longa descida por trilha “single track” até chegar as margens do rio Quiririm.
Para travessia deste rio a organização da prova disponibilizou uma corda, ofereceu coletes e a alternativa de se realizar o percurso por barco, visto que este é um rio de alta profundidade. Feita a travessia, poucos metros à frente temos o fim deste trecho, o PC1 (Posto de Troca 1) localizado em um campo de futebol, já no bairro da Puruba. A seguir vídeo da travessia do rio Quiririm:
Trecho 2
Distância: 6.690 m.
Largada: Praia do Puruba (campo de futebol).
Chegada: Praia do Prumirim (canto esquerdo).
Terreno: Areia, terra, single track, asfalto e travessia de rio.
Praias: Puruba, Meio, Prainha, Léo e Itaipú.
Breve descrição do trecho 2
Este é um resumo do trecho 2 que compreende o PC1 no campo de futebol da Vila da Puruba até o PC2, início da Praia do Prumirim, a filmagem foi feita por uma GoPRO no peito de um atleta, na primeira vez que o circuito Costa Norte foi realizado em 2018.
Logo no começo do trecho temos que atravessar o encontro das águas dos rios Quiririm e Puruba para atingir a Praia da Puruba. No dia desta prova, a barra do rio estava fechada e a maré muito alta (o que não é normal) e claro em alguns pontos não dava pé.
A Praia da Puruba tem areia muito fofa e cerca de 1 Km de extensão, após a praia iniciamos uma forte subida até o Mirante Montalegre, passando por dentro de uma pousada. O percurso em seguida alterna parte por dentro da Mata Atlântica , em “single track” e parte ao lado da rodovia, sempre com muita lama e trechos de subida e descida com auxílio de corda.
A chegada a Praia do Léo é muito bonita após percorrer um bom trecho de descida. A partir deste ponto inicia-se leve subida em busca do condomínio do Prumirim, próximo a um enorme lago, chegando ao acesso da Praia Canto Itaipú e após pequena trilha, ao destino, que é o PC2 no início da Praia do Prumirim. O percurso total é de cerca de 6,7 Km, um trajeto muito técnico e que exige bom preparo do atleta.
Trecho 3
Distância: 8.260 m.
Largada: Praia do Prumirim (canto esquerdo).
Chegada: Praia de Itamambuca (canto direito – próximo ao Rio Itamambuca).
Terreno: Areia, terra e single track
Praias: Prumirim, Conchas, Félix, Prainha do Félix, Ponta da Jamanta e Brava da Itamambuca.
Breve descrição do trecho 3
O relato trás um pouco das dificuldades desta prova de aventura, e relata especificamente o Trecho 3 do Desafio 28 Praias – Costa Norte que tem início no canto esquerdo da Praia do Prumirim, passa pela Praia das Conchas, Praia do Félix, Brava de Itamambuca e finaliza no canto direito da Praia de Itamambuca, com distância aproximada de 8.260 metros.
Logo no início temos 800 metros de areia muito fofa pela Praia do Prumirim, e com a maré alta se torna -se difícil firmar o pé no chão. No final da praia, temos a travessia do rio Prumirim, com água até a cintura (no máximo) antes de entrarmos em uma trilha íngreme por dentro da Mata Atlântica.
Esta primeira trilha leva até o acesso para a Praia das Conchas, inicialmente, uma subida onde é necessário o uso de cordas em alguns pontos. O esforço é depois compensado com uma descida em piso de terra, que requer cuidados pois tem pontos escorregadios. A chegada ao acesso para a Praia das Conchas passa por dentro de uma pequena propriedade particular, depois uma trilha curta antes da chegada a praia.
A atenção na Praia das Conchas fica por conta da subida da costeira que leva até a trilha para a Praia do Félix, isso porquê com o tênis, que para a maioria dos atletas tem solado propício para trilhas, no caso desta enorme laje de pedra, se torna escorregadio. A segunda trilha pela mata liga a Praia das Conchas até a Praia do Félix, e todo cuidado é pouco em algumas partes, que são sinalizadas, mas escorregadias que podem assustar os competidores, pois é estreita e temos alguns precipícios.
Ao finalizar este trecho de trilha, chegamos na Praia do Félix tem cerca de 1.500 metros e é um das poucas partes neste trecho 3 do Desafio 28 Praias, que é possível desenvolver a corrida, isso claro se a maré não estiver alta. No final da praia, no canto esquerdo, cruzamos um pequeno córrego e então iniciamos uma subida muito íngreme (“interminável”), com parte do piso em pedra, asfalto e lajotas de cimento, com pontos de musgo tornando o piso escorregadio, estamos indo em direção a trilha que liga até a Praia Brava de Itamambuca.
Temos neste caminho um visual maravilhoso do mar com vista para as ilhas próximas, onde vários atletas param para contemplar, fotografar, e claro descansar um pouco. A trilha entre a Praia do Félix e a Praia Brava de Itamambuca, é inteira por dentro da Mata Atlântica, em formato “single track”, com várias árvores caídas no meio da trilha e escorregadia em muitos pontos (isso porquê no dia desta prova não estava chovendo!).
É um percurso longo, com pontos de trânsito de atletas e em alguns lugares, necessário o auxílio dos “staffs” para superar pedras e córregos. A chegada a Praia Brava de Itamambuca impressiona pela beleza selvagem desta praia, que tem seu acesso terrestre somente por trilha. São muitas pedras enormes ornamentando sua orla, uma areia fofa, amarelada e um mar muito agitado.
Vários corredores simplesmente caminham admirando este paraíso e agradecendo a oportunidade de estarem ali. A extensão é de cerca de 300 metros e no final da praia temos que superar um trecho com várias pedras, na costeira, caminhando sobre elas, na maioria das vezes pulando entre uma e outra, antes de entrarmos na trilha novamente.
Esta última trilha é a mais difícil deste trecho do Desafio e liga a Praia Brava de Itamambuca até a Praia de Itamambuca. O início é feito com auxílio de corda, sendo muito íngreme e escorregadio, e a sequência é uma subida em que temos que agarrar em raízes e cipós para continuar subindo. Sempre estreita, a trilha exige muita atenção, com raízes expostas no chão e muitas árvores com espinhos enormes, que causam acidentes aos atletas menos atentos.
A descida para a Praia de Itamambuca tem que ser feita com auxílio de cordas, quase um rapel em terreno muito escorregadio formando uma fila de atletas agarrados a corda de sustentação. A chegada na Praia de Itamambuca é um “alivio” para os atletas por terem vencido os vários trechos de trilha sem contusões ou acidentes. Já na areia da praia é necessário subir e descer uma pequena parede rochosa e depois temos cerca de 2 Km de areia que permite os atletas correrem um pouco antes de chegar ao PC3, local de revezamento já no canto direito da Praia de Itamambuca.
Resumo do Trecho 3 da Costa Norte do Desafio 28 Praias
São cerca de 8,26 Km que não tem nada a ver com um percurso convencional de corrida, sendo normal ser realizado em 2 horas ou mais. É importante que o participante que decide fazer o Desafio 28 Praias, tenha em mente que esta não é uma prova de corrida comum, na verdade, a maior parte do percurso é dificultada para correr, pois temos muitos trechos de areia fofa, trilhas “single track” e às vezes com trânsito de atletas, várias árvores caídas no meio da trilha, locais com necessidade do uso de cordas para subir e descer, subidas muito íngremes, escorregadias, árvores espinhosas e folhagens cortantes nas trilhas, além de várias travessias de córregos e rios.
Trecho 4
Distância: 12.800 m.
Largada: Praia de Itamambuca (canto direito).
Chegada: Praia de Itaguá (próximo do Pier Comodoro Magalhães).
Terreno: Areia, terra, single track, asfalto e travessia de rio.
Praias: Itamambuca, Alto, Vermelha do Norte, Saco da Mãe Maria, Barra Seca, Perequê-Açu, Matarazzo e Cruzeiro.
Trecho 5
Distância: 8.200 m
Largada: Praia de Itaguá (Pier Comodoro Magalhães).
Chegada: Praia Grande (Canto Baguari).
Terreno: Areia, terra, single track e asfalto.
Praias: Itaguá, Prainha do Cais, Vermelha do Centro, Tenório e Praia Grande.
O percurso de 21 km (meia maratona), larga no canto direito da Praia de Itamambuca e contempla os trechos 04 e 05.
Selo Contra Fome
O selo #CorridaContraFome é um projeto de responsabilidade social criado afim de conscientizar e despertar a atenção das pessoas para um sério problema mundial. O selo identifica os eventos que cumpram este papel social por si e através de seus participantes e patrocinadores, com o objetivo de arrecadar fundos e alimentos a serem destinados, diretamente para uma instituição previamente determinada. Todos os atletas fazem doação de no mínimo 1 Kg de alimento não perecível no dia e local da retirada do Kit, que são revertidos para instituições de Ubatuba.
Gestão de Resíduos
Preocupados com as questões ambientais a organização deu continuidade nas ações de Gestão de Resíduos Sólidos cumprindo a legislação vigente. São recolhidos resíduos e chips eletrônicos e direcionando-os para que tenham um correto descarte. Esta ação poupa a vida útil dos aterros sanitários e contribui para a diminuição na extração de novas matérias primas.
Distribuição de Sementes
São distribuídas sementes para que os atletas as dispensem nas trilhas com propósito de replantio, além do tecido da camiseta de atletas com tecnologia Amni Soul Eco®, primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo cuja fórmula permite que as roupas se decomponham em aterros sanitários em menos 3 anos, enquanto outros tecidos levam de 10 a 20 anos.
Algumas ações compensadoras dos impactos ambientais são feitas como a recuperação de trilhas, além do compromisso social com Ubatuba, realizando a contratação de 250 pessoas da cidade para colaborar com a estrutura da prova, como por exemplo os staffs, além da doação de recursos para a comunidade.
Fonte de informações:
https://www.desafio28praias.com.br/costa-norte