O Desafio 28 Praias é uma maratona de revezamento (“Trail Running”), que proporciona aos atletas uma experiência fantástica, em especial para os admiradores da natureza e adeptos à corrida.
É sem dúvida uma das maratonas mais bonitas do Brasil realizada em ambiente litorâneo em meio a Mata Atlântica.
A primeira prova se realizou em 2014, e foi na Costa Sul de Ubatuba que tudo começou. A largada nesta etapa do Desafio 28 Praias é na Praia de Tabatinga, próximo à Praia das Galhetas (na divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba), e o término no canto esquerdo da Praia Dura próximo à ponte do rio Escuro. O vídeo a seguir é uma apresentação oficial da prova.
Uma maratona, com percurso de 42,192 Km, realizada individualmente (solo) ou em equipe (dupla, trio, quarteto ou quinteto).
Os cenários desta competição são fantásticos, pois a prova passa por áreas de proteção ambiental, por comunidade quilombola, por regiões de Ubatuba pouco exploradas por turistas, como praias de difícil acesso, pelas desafiadoras Trilha do Saco das Bananas e Trilha da 7 Praias, um contato intenso com a Mata Atlântica, ainda preservada.
O trajeto apresenta um nível difícil por estrada de terra, trilha fechada single-track, praias de areia fofa, travessia de rios, subidas e descidas de morros, às vezes com erosão e exige dos participantes uma preparação física apropriada, com experiência em provas de montanha e superação, principalmente quando ocorre chuva durante o percurso.
Algumas regras e preocupações do organizador:
- As largadas do Desafio 28 Praias ocorrem em “ondas”: Solos Masculinos, Solos Femininos, Duplas, Trios, Quartetos e Quintetos.
- O atleta que opta pela modalidade Solo (individual) pode escolher entre a Maratona (42 Km) ou a Meia (21 Km), sendo que no caso da opção pela Meia, a largada ocorre na Praia da Maranduba.
- Além das medalhas de conclusão, existe a premiação com troféus do 1º ao 5º colocado nas categorias de 42 e 21 Km solo e nos revezamentos de dupla, trio, quarteto e quinteto.
- Ao atleta devidamente inscrito é assegurado uma camiseta participativa, número de peito, serviço de resgate, de primeiros socorros, hidratação, alimentação nos postos de chegada, apólice de seguro por acidentes pessoais, medalha e camiseta “finisher”, fotos na internet, banheiros nas largadas, transições e chegada, transporte até a largada após a corrida, guarda-vidas, socorristas, barcos de apoio, classificação geral e por categorias.
O vídeo a seguir é um filme oficial da organização do 6º Desafio 28 Praias realizado em 06.05.2017:
Esta é uma corrida diferenciada, onde o atleta deve se preocupar com alguns detalhes como:
– Treinar preferencialmente em trilhas que tenham subidas, descidas e praias;
– Realizar treinos longos com o equipamento que usará no dia da prova, principalmente aquele usado para transportar a água;
– Procurar usar um tênis apropriado para trilhas, que dê mais proteção aos pés e suporte as dificuldades do percurso; tomar bastante líquido e ingerir alimentos horas antes da prova;
– Estar preparado para completar a prova num tempo bem maior que numa prova de asfalto, normalmente atletas amadores realizam a prova num ritmo de 1,5 a 2 vezes mais lento do que numa prova com percurso plano;
– Usar protetor solar, repelente, boné e carregar consigo um apito para ser usado em caso de emergência, por exemplo acidentes no meio do percurso.
O organizador mantém preocupação constante com a conservação das trilhas, sendo expressamente proibido, jogar resíduos no chão sachês de carboidratos, cascas de frutas e plásticos.
A seguir os percursos para quem vai encarar o Desafio 28 Praias Costa Sul:
Trecho 1
Distância: 15 Km.
Largada: Praia da Tabatinga (na divisa com a Praia das Galhetas).
Chegada: Praia da Caçandoca.
Terreno: Areia, terra e single track.
Praias: Tabatinga, Galhetas, Figueira, Ponta Aguda, Mansa, Lagoa, Simão, Saco das bananas, Raposa, Caçandoquinha e Caçandoca.
Para quase todos os atletas que já participaram ou conhecem todos os trechos das etapas Sul, Central e Norte do Desafio 28 Praias, este trecho 1 é sem dúvidas o mais desafiador. Não somente pela distância de 15 Km, mas pelo longo percurso dentro da Mata Atlântica em single track”, que exige além de um bom preparo físico, a técnica para vencer alguns obstáculos.
Trecho 2
Distância: 6 Km.
Largada: Praia da Caçandoca.
Chegada: Praia da Maranduba.
Terreno: Areia, terra e travessia de rio.
Praias: Caçandoca, Pulso e Maranduba.
O início deste trecho é pelas areias da Praia da Caçandoca, depois temos uma breve subida de trilha até o condomínio da Praia do Pulso, a passagem por esta praia e aí entramos para as ruas de dentro do condomínio. Nesta parte do percurso, o terreno é de “chão batido” e temos um longo trecho de subida que finaliza ao lado do tradicional Castelo dos Arautos, quando começamos uma descida que se estende até as margens do rio Maranduba.
Agora o desafio é atravessar o rio, que em função da maré, ás vezes não dá pé. A organização da corrida disponibiliza coletes para os atletas que opcionalmente queiram utilizar, e a segurança local é garantida pela orientação dos staffs e a presença dos bombeiros dentro da água, sinalizando o sentido para os atletas. Vencido este obstáculo, temos que percorrer cerca de 600 metros pelas areias da Praia de Maranduba até o pórtico 2 de revezamento.
Trecho 3
Distância: 5 Km.
Largada: Praia da Maranduba.
Chegada: Praia da Lagoinha (Próximo ao Rio da Lagoinha).
Terreno: Praia de areia fofa e inclinada.
Praias: Maranduba, Sapê, Pontal e Lagoinha.
Trecho 4
Distância: 8 Km.
Largada: Praia da Lagoinha.
Chegada: Praia da Fortaleza.
Terreno: Areia, terra e single track.
Praias: Lagoinha, Oeste, Perez, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul e Fortaleza.
Trecho 5
Distância: 8 Km.
Largada: Praia da Fortaleza.
Chegada: Praia Dura (próximo ao rio Escuro).
Terreno: Areia, terra e asfalto.
Praias: Fortaleza, Brava da Fortaleza, Costa, Vermelha do Sul, Brava do Sul e Dura.
Fonte de Informações: https://www.desafio28praias.com.br/
Lembre-se:
Não participe de uma competição dessa se não estiver preparado, feito os treinos específicos e esteja em dia com seus exames médicos, principalmente os cardiológicos. De resto é só aproveitar o momento e a bela natureza de Ubatuba: “A terra que só cheira amor”.