Cachoeira do Ipiranguinha

Cachoeira do Ipiranguinha

Também chamada de Cachoeira da Cascata, ou Cascata dos Desejos, a Cachoeira do Ipiranguinha, está localizada a 7 km do centro de Ubatuba com acesso pela rodovia Oswaldo Cruz, no bairro do Ipiranguinha.

Cachoeira do Ipiranguinha
Cachoeira do Ipiranguinha

Após estacionar o carro, é necessário uma pequena caminhada, por uma trilha plana, que conduz até a cachoeira. Ela possui uma queda d’água com cerca de 7 metros de altura e um lago natural, onde se pode desfrutar de suas águas límpidas e refrescantes.

Ipiranguinha - Entrada
Após estacionar o veículo tem início uma breve trilha até a Cachoeira do Ipiranguinha

É um cenário maravilhoso, muito procurado tanto para banho como para fotos e filmagens, ideal para as crianças. Recomenda-se ao visitante, levar repelente contra insetos e sacos plásticos para trazer de volta o lixo produzido.

Não é uma cachoeira que permite se banhar embaixo dela, mas o visual impressiona, pois é cercada de verde por todos os lados, e o lago que se forma, faz a diversão dos visitantes, com algumas partes mais fundas, onde os banhistas podem escorregar por uma pedra lisa.

Mistérios do Ipiranguinha
Os mais antigos dizem que, entre as últimas semanas de julho e a primeira de agosto, a queda d’água que surge no cume da cachoeira toma forma de uma “imagem Santa”. Esta verdade pode ser comprovada em uma das famosas fotos de Emílio Campi, já exibida em exposições e em alguns guias turísticos e folhetos da cidade.

Uma “Imagem Santa” na Cachoeira do Ipiranguinha – Foto de Emilio Campi

Esta imagem única e rara incentiva as pessoas a banharem-se no belo poço que a cachoeira oferece, onde acreditam que a santa realizará seus mais secretos e impossíveis desejos. O fascínio e mistério do local não resume-se só ao aparecimento santo, se pegarmos uma pequena trilha, uma subida que inicia-se no canto esquerdo do poço, é possível seguir em direção ao topo da Cachoeira do Ipiranguinha, bastando entrar à direita em uma bifurcação. Deve-se tomar muito cuidado ao caminhar por esta trilha e principalmente quando se estiver no topo da cachoeira, que é muito escorregadio.

Ipiranguinha
A visão lá de cima da Cachoeira do Ipiranguinha

Se na trilha principal, ao invés de virar a direita para o topo da cachoeira, optarmos por seguir à esquerda, caminho do bairro da Cachoeira dos Macacos, é possível observar no meio da Mata Atlântica, ruínas de uma construção sedimentada por argila, óleo de animais marinhos, com a mesma idade das Ruínas da Lagoinha.

A grande incógnita é quem elaborou esta construção, que hoje está totalmente coberta pela mata e que desmoronou pela ação do tempo. Ela tinha grandes cômodos que pareciam possíveis porões, e a dúvida é saber qual foi objetivo, pois foi estrategicamente elaborada, escondida na mata, perto da queda da cachoeira, com muito barulho das águas.

Significado de Ipiranguinha
Ipiranguinha é uma derivação da palavra Ipiranga que significa água vermelha ou água barrenta. É uma palavra de origem indígena formada pela junção de “y” (rio) mais “pyrang” (vermelho).

Cachoeira do Ipiranguinha
Cachoeira do Ipiranguinha

As precauções em uma cachoeira:
– Sempre entre com os pés primeiro. Nunca de cabeça, pois isso já provocou diversas mortes ou paralisias e evite pular de locais altos;
– Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de cachoeira;
– Cuidado com o limo e o barro liso, você pode escorregar e cair sobre pedras, ou na água em buracos com fundo de lodo que podem fazer você afundar rapidamente;
– Atenção para o fenômeno cabeça d´água, que é o aumento repentino do fluxo de água que vem da cabeceira dos rios que formam a cachoeira. Muitas vezes no local da cachoeira o tempo está firme, até com sol, mas choveu muito nos locais das nascentes dos rios ou em seu percurso e o aumento do volume de água é extremamente rápido. Ao primeiro sinal da presença de galhos, mudança repentina da cor da água ou se estiver chovendo, saia imediatamente da água e da margem do rio;
– Se estiver em perigo, tente manter a calma, flutue e acene por socorro e não nade contra a correnteza. Se for ajudar, não entre na água, jogue um material flutuante e ligue para 193.