Castelo dos Arautos

Castelo dos Arautos

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como “Castelo dos Arautos”, com quase 9 mil m² de área construída, localizada na Praia do Pulso cerca de 30 Km do centro de Ubatuba, é sem dúvida, uma das grandes atrações da cidade. Esta construção se parece com um castelo em estilo medieval, no meio de uma grande área verde e com visão panorâmica para o mar.

Castelo dos Arautos - Imagem de @caminhos.do.sup
Castelo dos Arautos – Imagem de @caminhos.do.sup

Durante a missa além dos cânticos, a capela principal do castelo chama a atenção pela beleza dos detalhes das paredes e teto que foram pintados a mão, além dos vitrais feitos sob medida, tudo executado por artistas membros da congregação.

Castelo dos Arautos - No caminho para a Praia da Caçandoca
Castelo dos Arautos – No caminho para a Praia da Caçandoca

O local é uma casa de recolhimento da instituição, um retiro espiritual, e sempre aguçou a imaginação dos turistas, moradores e pescadores que observavam este monumento no alto do morro.

O acesso é por estrada de terra, a partir do Km 77,5 da rodovia Rio-Santos, o mesmo caminho que leva para a Praia da Caçandoca, e após percorrer 2 Km, chega-se ao castelo, sendo que, ao lado do mesmo, também temos a entrada de um condomínio fechado de alto padrão.

 
Interior do Castelo dos Arautos
Interior do Castelo dos Arautos

Para erguer o empreendimento, com mais de cem cômodos, torres com guaritas, e enormes portões com 8 metros de altura, o grupo católico Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica, solicitou uma autorização, para a construção deste templo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004.

Castelo dos Arautos
Castelo dos Arautos

Foi assinado um termo de responsabilidade com o Condephaat, e o grupo assumiu o compromisso de manter intacta a área verde nativa. Na época, a secretaria de meio ambiente e a CETESB não precisaram ser consultadas,  o que despertou a ira de ambientalistas. O “Castelo dos Arautos” permaneceu fechado ao público por muitos anos, e foi vendido em 2010 para os americanos da Sunrise Homes International, um grupo que constrói casas para estudantes em Santa Bárbara, na Califórnia – USA.

Castelo dos Arautos
Ilha de Maranduba vista do Castelo dos Arautos

Além da capela principal temos uma outra capelinha, muito bem construída, luxuosa e entre as obras de arte em seu interior temos a imagem de Nossa Senhora esculpida pelos índios do Equador e o quadro de São José que veio do Peru. Outro  destaque do Castelo dos Arautos, porém em um ambiente reservado, dentro da morada dos congregados é um jardim com as 12 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho.

Castelo dos Arautos
Jardim do Castelo dos Arautos com as 12 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho

A igreja realiza missa aberta ao público, que segue padrões tradicionais, incluindo parte da celebração em latim e vários cantos gregorianos, aos Domingos, em 3 horários: 8hs, 10:30hs e 16:30hs, sendo aberta à visitação após a missa.

Arautos do Evangelho – Origem
A fundação dos Arautos, pelo Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, se deu em 21 de setembro de 1999. Mas sua aprovação e reconhecimento ante a Igreja Católica se deu em 22 de fevereiro de 2001 através do Papa João Paulo II e, em 2009, foi elevada à condição de sociedade de vida apostólica pelo Papa Bento XVI.

Paulistano, filho de mãe italiana e pai espanhol, João Clá Dias foi secretário de Plinio Corrêa de Oliveira na extinta Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, da qual os Arautos é uma dissidente sem qualquer vínculo. Além de fundador, João Clá Dias foi Superior Geral dos Arautos desde a sua fundação até junho de 2017, quando, aos 77 anos, renunciou ao posto.

Castelo dos Arautos
Castelo dos Arautos – Uma das atrações de Ubatuba

Dois anos antes da fundação, em agosto de 1997, João Scognamiglio Clá Dias criou a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima (ACNSF), vista como embrionária dos Arautos, cuja proposta é a difusão da mensagem Mariana de Fátima, tida como contrarrevolucionária.

Presente em 78 países, a Ordem dos Arautos do Evangelho tem sua casa principal, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário ou “Monte Thabor”, sediada nas imediações da Serra da Cantareira, entre as cidades de Caieiras e Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, e seu conjunto de edifícios, erigido com auxílio de doações, ocupa uma área de 107 km² de floresta em terreno doado pelo proprietário de uma hípica desativada. Na casa principal funciona, também, um seminário onde os alunos aprendem italiano, inglês, espanhol, hebraico, grego, com ensino médio e cursos superiores de filosofia e teologia, com base no pensamento de Tomás de Aquino, além de ciências da religião e canto gregoriano.

Castelo dos Ararutos - Imagem de Allan @allsantosss
Castelo dos Ararutos – Imagem de Allan @allsantosss

Similaridade aos Templários
Os Arautos possuem diversas similaridades com as ordens de cavalaria medievais, como os Templários e os Teutônicos, que vão desde as regras internas como votos de castidade, pobreza, devoção altruística e vida monástica rígida e disciplinada, até o direito de responder diretamente ao Papa, concedido por decreto do próprio Vaticano, além de poder ordenar seus próprios padres e construir suas próprias igrejas.

Fonte de Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arautos_do_Evangelho