A Praia da Justa está localizada aproximadamente a 28 Km do centro de Ubatuba, sendo acessível a partir da entrada para a Praia do Ubatumirim, no km 22 da BR 101 (rodovia Rio-Santos).
Além da chegada por embarcação, temos duas possibilidades de acesso a esta praia, sendo que com a maré baixa, a melhor opção é ir caminhando a partir do canto direito da Praia de Ubatumirim, cruzando um riacho (Rio da Onça), entrando na praia e contornando a costeira, com a água aproximadamente na altura dos joelhos / quadril, sempre tomando cuidado com as pedras submersas. Esta chegada à Praia da Justa impressiona.
Em caso de maré alta, a melhor opção é o acesso por trilha de nível fácil, sendo basicamente uma subida e descida de morro, com linda visão das montanhas da Serra do Mar e cerca de 18 minutos de caminhada. Esta trilha inicia-se no canto direito da Praia de Ubatumirim, beirando o rio da Onça e atravessando uma pequena ponte antes de entrar na trilha, ou então pode-se iniciar a trilha na pequena rua de terra (acesso a Praia de Ubatumirim).
A Praia da Justa é pouco visitada, tem cerca de 200 metros de extensão, mar calmo, areia fina, costeiras rochosas, entorno arborizado, sendo ótima para os banhistas, praticantes de snorkeling, SUP, caiaque e pesca.
São vários pontos de sombra, algumas casas de pescadores, e no canto direito, disponibilidade de água doce, através de um córrego que deságua no mar. No canto direito temos também o acesso a uma trilha antiga que leva para a Praia de Surutuba e até o rio Quiririm, que ao atravessá-lo (sendo um dos poucos rios de Ubatuba que não dá pé), estamos ao lado do campo de futebol na Praia da Puruba.
Rodeada pelo verde da Mata Atlântica e por não haver acesso direto de carro, e a consequente baixa frequência, a Praia da Justa é bastante procurada por quem busca sossego e paz.
Defronte à praia temos uma ilhota (Ilha do Maracujá), que fica bem próxima da costeira, tão próxima que facilmente chegamos lá nadando ou mergulhando com snorkeling por exemplo. Com a maré muito baixa, a profundidade da água torna possível caminhar até a Ilha, a partir da praia.
Parece incrível, mas há relatos de moradores antigos que mencionam que em dias de maré muito baixa, caminhões passam do Ubatumirim para a Justa pela areia, bem próximo a costeira, levando material de construção por exemplo.
História
Existem algumas controvérsias quanto ao motivo maior que resultou este belo lugar receber o nome de Praia da Justa. Uns falam que é porque ela ajusta-se perfeitamente entre a vizinha Praia do Ubatumirim e a longa ponta de terra que invade o oceano. Outros, dizem que Justa era um mulher revolucionária, que veio de fora. Uma das primeiras a usar calça comprida em tempos que isso era coisa de homem. Imponente e independente sugerindo assim o batismo da praia, fascinante e tão marcante quanto a tal mulher.