Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba

Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba

A trilha que liga a Praia da Justa até a Praia da Puruba é antiga, e era usada pelos indígenas e caiçaras antes da construção da rodovia Rio-Santos.

Praia da Justa
Praia da Justa – Início da trilha no canto direito da praia

Esta trilha também faz parte de trechos de corridas de aventura (“trail run”) que ocorrem em Ubatuba, como por exemplo o Desafio 28 Praias.

Trilha Praia da Justa - Praia da Puruba
Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba

O início da trilha é no canto direito da Praia da Justa, logo após cruzar um pequeno córrego, uma ligeira subida e logo já estamos dentro da preservada Mata Atlântica.

Neste trajeto são pequenos os desníveis, mas temos vários pontos com muita lama e deve-se tomar cuidado para não sair da trilha. Após cerca de 600 metros de caminhada, estamos em uma área de bambuzal.

Trilha para a Praia de Surutuba
Neste bambuzal temos o desvio a esquerda para a Praia de Surutuba

Esta é a referência para tomarmos uma nova trilha à esquerda, uma forte subida, caso se queira conhecer uma das praias menos visitadas de Ubatuba: Praia de Surutuba. Seguindo em direção a Puruba, em alguns pontos da trilha temos capim navalha e também outro capim chamado de “raspa língua”, este que gruda no corpo e na roupa, e também é cortante. Daí a recomendação para usar camisa de manga comprida e luva.

Trilha Praia da Justa - Puruba
Rio Quiririm – Um dos poucos rios de Ubatuba que “não dá pé”

Em determinado ponto da trilha, para se realizar uma descida, existe a necessidade do auxílio de corda e no final da trilha chegamos ao rio Quiririm, que tem uma profundidade grande e exige travessia a nado ou de barco. Ubatuba tem a particularidade de que a maioria de suas praias têm córregos e rios em suas extremidades, com água doce que vem diretamente da Serra do Mar.

Rio Quiririm na Trilha Praia da Justa - Praia da Puruba
Rio Quiririm na Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba

Em condições normais, com maré baixa ou época de pouca chuva, quase todos os rios são atravessados sem a necessidade de nadar, com água no joelho ou um pouco acima da cintura, mas alguns são exceções como é o caso do rio Quiririm, localizado na região norte de Ubatuba, no bairro da Puruba. Este não dá pé! As águas do rio Quiririm se juntam as águas do rio Puruba antes de desaguar no canto esquerdo da Praia da Puruba.

O vídeo acima mostra a travessia do rio Quiririm em dois momentos distintos de uma etapa do Desafio 28 Praias. Inicialmente um atleta atravessando a nado e depois o registro com a câmera no peito de outro atleta, isso em anos diferentes. 

Encontro dos rios Quiririm e Puruba e Praia da Puruba ao fundo

O percurso da Praia da Justa até o rio Quiririm é realizado em torno de 55 minutos. Após atravessar o rio Quiririm (nadando, de barco, SUP…), temos um campo de futebol, e já estamos próximo da Praia da Puruba. Mais uns 6 ou 7 minutos, caminhando e incluindo a travessia do rio Puruba, este de baixa profundidade, chegamos nas areias desta praia.

Praia da Justa e Praia da Puruba ao fundo
Praia da Justa e Praia da Puruba ao fundo (no canto esquerdo da imagem)

A filmagem a seguir foi realizada durante o Desafio 28 Praias – Costa Norte, é o trecho inicial desta corrida de aventura, um percurso com cerca de 6.230 metros, entre a Praia do Estaleiro até o campo de futebol na Praia da Puruba que passa pela Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba.

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Trilha Praia da Justa - Praia da Puruba
Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Trilha Praia da Justa - Praia da Puruba
Trilha Praia da Justa – Praia da Puruba

Também esteja alerta para abelhas, porcos do mato e a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns em Ubatuba e na região da Mata Atlântica, tais como a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), que costumam ficar no meio da trilha, especialmente em lugares que bate sol.

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um guia credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer a história do local.

Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!