A Praia Mansa está localizada no extremo sul de Ubatuba, próximo à divisa com Caraguatatuba. É pouco conhecida e normalmente está vazia.
É uma praia pequena, com acesso por trilha curta de nível médio, por dentro da Mata Atlântica com alguns pontos íngremes, muitas raízes no caminhos, além de pedras e deve ser realizada com cuidado.
O caminho se inicia no canto esquerdo da Praia da Ponta Aguda, e em 15 minutos estamos nas areias da Praia Mansa, e no meio do caminho temos duas subidas leves.
A Praia Mansa faz parte da Trilha do Saco das Bananas, sendo uma das 10 praias desta trilha, é muito conservada, pequena com areia amarelada e quase sempre está deserta. Em seu canto esquerdo, temos o início de uma trilha que leva até a Praia da Lagoa.
Nudismo na Praia Mansa
Um grupo de 20 a 30 naturistas escolheu a Praia Mansa para fazer um protesto em busca da oficialização do local como a primeira praia paulista de nudismo. Os ativistas levam em consideração que a prática colaborará com turismo na cidade. Para isso, eles discutem com vereadores a criação de um projeto de lei que permita a atividade. Caso a proposta avance, a praia poderá ser a primeira do Estado de São Paulo e permitir a prática do chamado nudismo social.
Integrantes do grupo Naturistas do Vale do Paraíba e Litoral Norte (NatVale) estiveram na cidade durante dois fins de semana de janeiro para mapear possíveis áreas apropriadas. A escolha, segundo o grupo, leva em conta, por exemplo, privacidade e a beleza do ambiente.
“O estado congrega o maior número de naturistas no Brasil e não tem nenhuma praia para este fim. Quando o paulista quer frequentar uma praia assim, deve se deslocar para outros estados, como a Paraíba. Imagine o percurso e os gastos que a pessoa tem”, explicou Ademar Amorim da Silva Júnior, membro da comissão de ética e disciplina do NatVale.
Vem pra Ubatuba? Seja bem-vindo(a) ao paraíso, mas nos ajude a preservar a natureza local, seja responsável, cuide de seu lixo.
**Se Liga**
“Quer ver Deus?
Contemple e admire a natureza.
Quer se sentir como Deus?
Cuide e preserve a natureza!”