A Praia da Sununga é reconhecida como a capital brasileira do Skimboard, atividade esportiva que vem ganhando anualmente mais adeptos e que une características do surf e do skate. Antes do Skimboard, era comum na região a prática do “Sonrisal”, onde se usava uma pequena prancha arredondada, que deslizava da areia em direção à onda.
A Prancha de Sonrisal
A fabricação da prancha é relativamente simples. Feita com um pedaço de madeira compensada, bastando cortar um pedaço desta madeira em círculo, afinar as bordas, passar lixa por toda madeira, fazer o desenho que quiser e aplicar uma camada de resina, pronto, temos uma prancha de sonrisal. A mudança para a prancha atual, parecida com a de surf, foi por volta de 2005, com a vinda de alguns cariocas ao litoral de Ubatuba.
Desta forma, o skimboard se popularizou na Sununga. Os moradores tomaram gosto pelas pequenas pranchas de madeira e com o passar dos anos, os talentos foram aparecendo. Destaque para Leandro Azevedo (@azevedoskim) e Renato Lima (@renatolimaskim), ambos nascidos em Ubatuba. A maioria dos campeonatos nacionais aconteciam no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, mas com a alta performance dos ubatubenses, a cena do skim na Sununga ganhou força.
https://www.virgula.com.br/famosos/conheca-o-skimboard-o-velho-sonrisal-em-versao-radical/