O dia internacional da tartaruga marinha é celebrado em 16 de junho, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr. Na década de 50, ele começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área.
Através de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais. No Brasil temos o Projeto TAMAR (Projeto Tartaruga Marinha) que, foi criado em 1980 para proteger da extinção, as espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro, para se alimentar e se reproduzir.
O Projeto TAMAR protege cerca de 1.100 Km de praias, através de 19 bases de pesquisa. Desde 1991, o TAMAR vem atuando em Ubatuba, e esta foi a primeira base instalada em área de alimentação no litoral brasileiro, desenvolvendo o programa de proteção das espécies, com atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica e ações sociais e comunitárias, sempre envolvendo os moradores locais.
Chamamos a atenção para a importância da preservação da natureza, cuidem do paraíso, deixem esta herança para nossos descendentes.