Localizada na orla da Praia do Cruzeiro, ao lado da Praça de Eventos, região central de Ubatuba, esta feirinha é parada obrigatória para turistas que visitam nossa cidade, pois conta com vários produtos e serviços de artesãos.
Esta “feirinha” é muito antiga, existe desde meados da década de 1980, também é chamada de feira hippie e já teve sua localização próxima ao Farol da Praia do Cruzeiro. Sua instalação é 100% coberta, e é muito legal para comprar uma “lembrancinha” ou passear.
Nos “boxes”, é possível encontrar artigos exóticos, bijuterias da moda, artigos indianos, luminárias artesanais, fazer “tererê”, “dread”, tatuagem de henna, comprar roupas e até moveis.
A feirinha funciona nas férias, feriados, finais de tarde e a noite, e é uma das atrações de Ubatuba que merece ser visitada. Um cuidado que deve-se tomar é respeitar a ciclo faixa que passa bem ao lado da feirinha, e muitos turistas não acostumados correm o risco de se envolver em acidentes, lembrando que a bicicleta é o principal meio de locomoção do caiçara.
Artesanato Tradicional
O artesanato tradicional de Ubatuba tem suas raízes nos trabalhos em taquara, palha e vime, desenvolvidos pelos índios e depois mesclou-se com o barro e a madeira, utilizados com elegância pelos franceses que aqui se instalaram.
Os artesãos do município em sua maioria produzem cestaria, trançado, entalhe e escultura em madeira. Os pintores tradicionais utilizam cores vivas e vibrantes sobre peças de cerâmica ou madeira, modeladas e estruturadas com as mesmas formas desenvolvidas por seus antepassados.
Artesanato Indígena
O Sertão do Prumirim abriga a Aldeia Boa Vista de índios guaranis, que expõem seu produto artesanal também nesta feirinha. São cestos, balaios, arco e flecha, machadinha, chocalhos, filtro dos sonhos, colares de penas, conchas e contas, utilizando o cipó, o imbé e a taquara.