A Ilha do Mar Virado está localizada na região sul de Ubatuba, é a segunda maior ilha da cidade, atrás em tamanho apenas da Ilha Anchieta, e uma de suas principais curiosidades foi a descoberta de um sitio arqueológico, que vem sendo pesquisado por técnicos do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP desde o início da década de 1990.
Já foram encontrados mais de 80 esqueletos humanos e 216 artefatos, entre utensílios e ferramentas. Segundo pesquisadores, estes primeiros moradores eram muito baixos, não viviam mais do que 25 anos e se alimentavam basicamente de frutos do mar. Desde as primeiras intervenções feitas no sítio arqueológico do Mar Virado, verificou-se a riqueza dos artefatos encontrados em superfície, ratificando as quatro ocupações distintas havidas no sítio. A partir dessas muitas estruturas em blocos de granito, foram evidenciadas: louças, metais, cachimbos, cerâmicas neo-brasileira, tupi-guarani e vidros, estes inseridos na camada argilosa do sítio.
Sitio Arqueológico na Praia do Tenório
A importância arqueológica de Ubatuba começou a ser desvendada em 1962, quando na construção de um condomínio na Praia do Tenório, foi descoberto um sítio arqueológico com idade estimada de 2 mil anos. Neste registro arqueológico diversas ossadas, sambaquis, pedras lascadas, fragmentos de cerâmica, dentes de animais usados em colares foram encontrados, provando a presença pré-histórica de habitantes em Ubatuba, provavelmente a existência dos índios Tupinambás desde a época de Cristo.
(*) Sambaqui, o que é?
O sambaqui é uma palavra de origem indígena, mais especificamente, de origem tupi-guarani e possui como significado amontoado ou monte de conchas. Os sambaquis também são conhecidos como cascais, concheiros, casqueiros e berbiqueiros. Em inglês, recebe o nome de shell-mounds. Eles são encontrados mais facilmente pelo litoral do oceano Atlântico ao invés do oceano Pacífico.
Saiba mais, acesse:
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/ilha-do-mar-virado/