Temos 4 Comunidades Quilombolas em Ubatuba: Quilombo da Caçandoca, Quilombo do Camburi, Quilombo Fazenda Picinguaba e Quilombo Sertão do Itamambuca. Sendo que, a Comunidade da Caçandoca, foi a primeira do país a ser reconhecida em terras da Marinha do Brasil.
Dona Laura, conta um pouco do Quilombo Fazenda Picinguaba:
Com o declínio da produção cafeeira, a partir da segunda metade do século XIX, muitas fazendas foram abandonadas, loteadas e vendidas. Porções de terra das fazendas foram ocupadas, ou até mesmo doadas a ex-escravos.
O litoral norte permaneceu como uma região quase isolada até a construção da rodovia Rio-Santos, na década de 1970. A partir daí, a situação fundiária de Ubatuba alterou-se mais uma vez, então com a entrada de grileiros e especuladores imobiliários movidos pela facilidade de acesso à região que a rodovia propiciou.
Muitas das comunidades quilombolas e caiçaras, que até então viviam com relativa autonomia, foram expulsas de suas posses ou se viram obrigadas a vendê-las. A luta das comunidades quilombolas do litoral norte pela reconquista de suas terras esbarra numa situação fundiária bastante complexa, envolvendo disputas com grandes empresas imobiliárias.
Saiba mais, acesse:
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/quilombo-do-camburi/
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/quilombo-da-cacandoca/
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/quilombo-sertao-do-itamambuca/
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/quilombo-fazenda-picinguaba/