A Praia do Flamengo está localizada na região sul da cidade uma das mais belas de Ubatuba e normalmente está deserta. O acesso terrestre é realizado por trilha, no mesmo caminho para a Praia das 7 Fontes, que se inicia no canto direito da Praia da Ribeira.
A trilha é bem aberta, com início em subida e em cerca de 25 minutos de caminhada a partir da Praia da Ribeira chega-se a Praia do Flamengo.
No caminho temos um visual maravilhoso do Saco da Ribeira, com muitas embarcações atracadas, também um ponto de água potável está disponível no meio da trilha. No alto da trilha, antes de iniciar a descida (por uma enorme escadaria), temos a visão privilegiada da Praia do Flamengo.
A Praia do Flamengo é muita preservada, pouco frequentada, apresenta areia amarelada, águas tranquilas e dispõe de algumas moradias. É comum a presença de barcos ancorados que escolhem este paraíso para passar um dia em família.
No canto esquerdo da praia uma fonte de água potável e no canto direito, uma enorme costeira rochosa que separa a Praia do Flamengo da Praia do Flamenguinho.
A filmagem aérea a seguir mostra mais detalhes da beleza da Praia do Flamengo:
Alguns aventureiros se arriscam pela costeira para chegar na Praia do Flamenguinho, o que não recomendamos pois é muito difícil e perigoso.
Temos um quiosque disponível, próximo ao meio da praia, e é neste ponto que se inicia a trilha, íngreme no começo e com forte descida, que finaliza o percurso na Praia das 7 Fontes.
Curiosidade: Origem da palavra “Flamengo”
Flamengo pode referir-se a:
– Flandres – região da Bélgica de onde são originários os flamengos (povo).
– Língua flamenga – designação dada à variante do neerlandês falada na Bélgica.
Na Flandres fala-se o neerlandês, embora o dialeto local desta língua seja conhecido popularmente como flamengo (Vlaams), bem como os habitantes da região, designados como “flamengos” (Vlamingen).
“Holandeses” e “Flamengos” são semelhantes e diferentes, convergentes e divergentes ao mesmo tempo. Para entender esses dois tipos característicos é preciso entender como se dá o próprio processo histórico dos Países Baixos (antiga ‘Províncias Unidas’). “Flamengos” e “holandeses” tem a origem em comum, porém através das transformações históricas, acabam por se dissolver em duas identidades opostas politicamente e religiosamente, mas que muito tem em comum culturalmente.
‘Flamengos’ são todos aqueles, vindos da parte sul do reinado borgonhês, católicos, aliados a Felipe II e a Espanha, presentes nas Américas, exercendo variadas funções, desde trabalhos da manufatura até altos cargos públicos; ‘holandeses’, são aqueles habitantes do norte do reinado borgonhês, calvinistas, separados do domínio espanhol, que de fato colonizaram três áreas principais das Américas: a América do norte (Manhattan), o Caribe (Antilhas Holandesas – Aruba, Bonaire, Curaçao, Saba, Sant Eustatios e Sant Martten), e a América do Sul (Suriname, Berbice, Essequibo, Demerara e Brasil).
Fonte de informações: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/perspectivas-historicas/artigos/09.pdf
Vem para Ubatuba?
Aproveite para curtir o “barulho” da natureza em seu entorno.
Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.
Seja consciente e deixe esta herança para nossos descendentes.
Cuidar do planeta é cuidar de nós.