Não devemos e nem podemos jamais deixar de citar a presença marcante do povo taubateano em Ubatuba, representado pelo seu filho maior, o empresário, contador, advogado e jornalista Dr. Lycurgo Barbosa Querido. O desenvolvimento econômico de Ubatuba está ligado à sua figura. Dizem os mais antigos que aquele que não conhece a história de Lycurgo não consegue enxergar o futuro de Ubatuba. Pois bem, Lycurgo Barbosa Querido nasceu em Taubaté em 15 de janeiro de 1912. Sua formação profissional, cultural e intelectual passou pelos cursos de Contador, Direito e Jornalismo por vocação.
Chegou em Ubatuba aos 14 anos de idade, isso em 1927, pelas mãos de Félix Guisard. Lycurgo possuía espírito empreendedor. Seus investimentos em Ubatuba datam a partir da década de 40, quando trouxe a primeira companhia telefônica para Ubatuba (a “Tupi”), e que servia a todo o litoral norte. Nesta época era acionista, com 49% das ações, da Companhia Telefônica Tupi em parceria com o Governo Estadual que detinha 51% das ações (antiga Telesp).
Fundador e Presidente da Companhia de Táxi Aéreo Valpar, inaugurou os pioneiros voos regulares Ubatuba – São Paulo, estimulando o fluxo de turistas na cidade. Foi também o fundador do primeiro clube social de Ubatuba, o Itaguá Praia Clube. Sua sede consistia em quadras de tênis, bocha, vôlei, basquete e futebol de salão, era localizado onde hoje é a “feirinha” de Ubatuba. Construiu o monumento ao Cristo Redentor, erguido no bairro do Acaraú, no Itaguá. Foi também fundador e editor chefe do Jornal “A Tribuna Caiçara” e a “Tribuna de Ubatuba”.
Em 1948, o primeiro título de Cidadão Honorário da cidade foi cedido, pela Câmara dos Vereadores, a Lycurgo Barbosa Querido. Em 1968, criou a primeira gráfica e editora da cidade, Anchieta do Brasil. Fundador do Rotary Clube de Ubatuba e Taubaté, foi Governador do Rotary Internacional nos anos de 1981 e 82. Advogado atuante, tinha trânsito e presença marcante no Fórum de Ubatuba.
Inaugurou a primeira imobiliária em Ubatuba: Departamento Imobiliário Central. Hoje é a Querido Imóveis, no Itaguá. À frente da imobiliária foi o precursor dos loteamentos em Ubatuba. O primeiro condomínio na cidade foi o Balneário Virotininja e desenvolveu diversos loteamentos como o Gurilândia Caiçara com mais de mil lotes no Itaguá até o Estufa II, o Jardim Acaraú, também no Itaguá, com mais de 20 casas populares. Jardim Esplanada, Vivamar, Perequê-Açú entre outros. Construiu também o Balneário Piratininga, Hotel Miramar, Edifício Itaguá e outros.
Instalou uma pedreira, sob o gerenciamento do Sr. Thiago Darcy Castilho, para extração e exportação de granito verde, que recebeu o reconhecimento internacional, sendo patenteado de Granito Verde Tipo Ubatuba, o melhor do mundo. Dr. Lycurgo foi vereador em Ubatuba. Este cidadão taubateano e amante ferrenho de Ubatuba, foi homenageado uma única vez, em 1948, pela Câmara Municipal de Ubatuba, quando recebeu o título de “Cidadão Honorário da Cidade”
Lycurgo tinha, além de empreendedor, preocupação social muito grande. Em suas viagens para Alcântara, no Maranhão, deparava com uma miséria imensa e falta de assistência médica à essa população. Fundou a Associação de Misericórdia de Alcântara, hospital para pobres, dotado de excelentes aparelhos cirúrgicos e hospitalares. A partir de 1977 viajava duas vezes por ano acompanhado de equipe médica, onde permaneciam atendendo mais de três mil pessoas. Após a sua morte em outubro de 1982, a Santa Casa de Alcântara recebeu seu nome, como reconhecimento daquela população.
Fonte de Informações:
http://www.ubaweb.com/ubatuba/personagens/index_per_masc.php?pers=lycurgo
http://ubatubense.blogspot.com/2011/09/ubatuba-1947-dr-lycurgo-barbosa-querido.html