A trilha Praia do Félix – Praia das Conchas está localizada na região norte de Ubatuba, e esta é sem dúvida, uma das praias mais interessante e bonita de nossa cidade.
A areia da Praia das Conchas, praticamente não aparece, pois está sempre coberta por conchas e caracóis, e se a maré estiver alta a chance da praia desaparecer é grande.
O acesso terrestre comum é por trilha a partir do canto esquerdo da Praia do Félix, existe outra trilha a partir da rodovia Rio-Santos mas pouca conhecida.
Optando por realizar a trilha pela Praia do Félix, o início da mesma é no canto esquerdo junto a costeira, sendo preciso subir pelas pedras e percorrer uma trilha por dentro da Mata Atlântica, onde geralmente temos árvores caídas.
Em alguns pontos a trilha pode ser perigosa, principalmente se a mesma estiver molhada e com isso escorregadia.
Após cerca de 10 minutos de caminhada, temos a esquerda uma rua de terra (que vem da rodovia Rio-Santos) e chegamos a uma casa.
Neste ponto devemos pegar uma trilha à direita e mais 3 a 4 minutos chegamos a uma enorme costeira, que impressiona pela beleza do mar e suas ondas batendo nas pedras. À esquerda desta costeira temos a Praia das Conchas, discreta, escondida com toda sua beleza natural ainda preservada.
Dicas para realizar trilha com segurança
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.
Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.
Também esteja alerta para abelhas, porcos do mato e a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns em Ubatuba e na região da Mata Atlântica, tais como a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), que costumam ficar no meio da trilha, especialmente em lugares que bate sol.
Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um Guia ou Monitor Credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local.
Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!