O Tangará Dançarino, também chamado de Tangará Dançador, é o pássaro símbolo de Ubatuba, escolhido entre as mais de 500 espécies encontradas na Mata Atlântica da cidade, pois ele tem a cor predominante azul celeste e o destaque vermelho na coroa da cabeça, cores semelhantes aos da bandeira do município.
O seu canto e sua dança representam as músicas e danças folclóricas de Ubatuba, assim como a Ciranda, a Dança da Fita, a Congada, o Xiba e o São Gonçalo. O tangará dançarino (Chiroxiphia Caudata) da família Pipridae, chega a medir 15 cm, apresenta azul celeste no peito e no dorso, asas e cauda preta e no alto da cabeça uma coroa vermelha brilhante.
A fêmea é verde escura, reconhecida por um ligeiro prolongamento da cauda, os machos imaturos são totalmente verde-oliva, mas alguns jovens podem ser distinguidos das fêmeas devido ao vermelho na fronte, que adquirem antes da troca de plumagem do restante do corpo. O termo “tangará” deriva do tupi “ata” – andar, “carã” – em volta.
São avistados no interior da Mata Atlântica, e curiosamente os machos cantam e dançam para conquistar suas fêmeas, seus cantos começam com “tiu-tiu”, passam para um “trá-trá” e finalizam emitindo uma série de “trrrrs”. Esse canto é acompanhado por uma dança, onde os tangarás conquistadores fazem uma ciranda em volta das fêmeas, pulando de galho em galho, até algum ser escolhido pela amada.
Por intermédio da AAMUC – Associação dos Amigos do Museu Caiçara, foi aprovada uma lei, que institui como símbolo representativo da fauna ornitológica de Ubatuba, o tangará dançarino. Sendo escolhido o dia 04 de outubro, o dia mundial de observação e contagem de pássaros, para celebrar este fato.
A filmagem a seguir não foi em Ubatuba, mas é impressionante acompanhar a “dança” que os tangarás realizam.
Em Ubatuba temos a maior área de Mata Atlântica protegida do litoral paulista, um dos biomas mais ameaçados do planeta, mas que terá sua preservação assegurada para as gerações futuras, graças à existência de unidades de conservação da natureza e ao tombamento da Serra do Mar.
Se liga:
Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.
Seja consciente e deixe esta herança para nossos descendentes.