O píer de chegada das escunas de visitação a Ilha Anchieta divide a praia de recepção da ilha em duas. Estando na ilha, olhando para o mar, a esquerda do píer temos a Praia do Sapateiro e a direita a Praia do Presídio.
Convém mencionar que no passado, não existia a divisão entre as Praias do Presídio e a do Sapateiro, a única praia era conhecida apenas como Praia do Presídio. As características das duas praias são semelhantes, apenas foram “separadas” nominalmente pela construção do píer.
As praias são as primeiras avistadas pelo turista, ao chegar de escuna na Ilha Anchieta, elas têm areia amarelada e são praias de tombo onde não é aconselhável o nado para crianças, porém praias belíssimas de águas cristalinas e bem límpida.
Todas as construções da Ilha ficam em suas imediações: o centro do atendimento ao turista, por exemplo, que funciona como guia e o museu da ilha, logo atrás do centro, onde estão localizadas as ruínas do antigo presídio.
A esquerda da Praia do Sapateiro temos a Praia das Palmas (antiga Praia Grande da Ilha Anchieta).
A Praia do Sapateiro encanta tanto pela beleza como pela história da rebelião de presos ocorrida em 1952, o que levou a desativação do presídio que ali funcionava.
História – Origem do nome
Não se sabe ao certo o motivo do nome Praia do Sapateiro, são duas opções. Uma delas diz que a razão é porque no dia da rebelião, na tentativa de fuga, muitos presos perderam seus sapatos neste local. Outra suspeita para o nome sapateiro, pode ter vindo por causa da lagosta sapateira que tinha em grande abundância no local.