A Praia do Prumirim é sem dúvida uma das praias mais bonitas de Ubatuba, e seu acesso é no Km 30 da rodovia Rio-Santos, sendo também a entrada de um condomínio residencial, e após 600 metros chega-se a praia.
Sua orla tem aproximadamente 1.000 metros, areia amarelada, fofa, muitas conchas, cercada de Mata Atlântica, uma boa estrutura ao turista, com vários quiosques e alguns campings. Em seu lado direito onde desemboca o rio Prumirim, o mar é mais calmo, e no lado esquerdo temos boas formações de ondas propícias para o surf.
No canto esquerdo uma grande lagoa de água doce, onde comumente temos alguns pescadores e praticantes de Stand UP.
Também no canto esquerdo, temos uma pequena trilha, uma bifurcação sendo que para a esquerda a trilha segue contornando a lagoa do Prumirim, passando pelo acesso a várias residências e levando até a Praia do Léo. Para direita, o caminho leva a uma extensão da Praia do Prumirim, que também é batizada de Praia (ou Canto) Itaipú. Basicamente esta praia é separada do Prumirim por uma enorme formação rochosa e conta com um quiosque local.
Bem à frente da Praia do Prumirim, temos a bela visão da paradisíaca Ilha do Prumirim, ponto turístico que recebe muitos barcos e escunas, onde os turistas passam o dia curtindo a praia da ilha, mergulhando e ainda dispondo de um quiosque.
A palavra Prumirim (ou também chamado de Promirim), tem origem indígena, que deve significar pequeno rio de tubarão (IPERU =tubarão + Y= a rio + mirim= pequeno) Ipuraymirim ou puramirim. O fato é que o nome é um completo conjunto geográfico, pois temos: o Sertão do Prumirim, a Cachoeira, a Praia, o Rio e a Ilha do Prumirim.
História e Lendas
Dizem os antigos que com o aproximar da lua cheia, Prumirim se enchia de mistério e a beleza da lua era o anúncio de terror na terra. O sétimo filho homem de uma família moradora do local, o senhor João Berlamino, falecido há muito tempo, transformava-se em um horrível lobisomem, um cachorro muito grande, de raça desconhecida.
Ele atacava quem o via, matou gente a mordida e até com tiro. Pobre daquele que se deixava ser visto pela fera. Outras criaturas também apareciam na região, como o Boitatá, uma luz de fogo, que surgia na mata, ou a Mãe-do-Ouro, que era vista com frequência no rio da Cachoeira do Prumirim.
A História do Filme “Turistas”
A Praia do Prumirim ficou imortalizada no filme “Turistas”, um “thriller” produzido em 2006, realizado por John Stockwell. Os protagonistas vivem turistas roubados e sequestrados por uma gangue para extração de órgãos, e o filme causou controvérsia, e foi boicotado no Brasil por causa da imagem retratada do país.
Foram também realizadas filmagens na Guatemala, durante as partes em que eles estão fugindo dentro da floresta, sendo que as cenas logo no começo do filme, em que o motorista perde o controle do ônibus são filmadas em Ubatuba, e o local em que são drogados, roubados, quase espancados, e o paraíso beira-mar, incluindo a cachoeira que mergulham, são filmados na região do Prumirim.
Posteriormente o ator americano Josh Duhamel, pediu desculpas ao governo e povo brasileiro, durante uma aparição no “The Tonight Show” com Jay Leno. Ele disse que não era a intenção do filme, evitar que os turistas visitem o Brasil.
A Embratur, órgão brasileiro de turismo, na época emitiu um comunicado grato pelo pronunciamento, e afirmou que eles não acreditam que o filme “Turistas”, prejudicou a imagem do Brasil, pois os espectadores sabem diferenciar a realidade da ficção. A atriz portuguesa Olga Diegues participa também no filme, interpretando o papel de uma turista sueca.
Dados e síntese do filme:
Um grupo de jovens desfruta suas férias na costa brasileira. Quando se unem a pessoas do local que estão festejando na praia, eles são drogados e quando acordam descobrem que foram roubados os seus cartões de crédito e passaportes. O grupo vai para uma casa na selva para se proteger, mas acaba descobrindo que estão correndo muito perigo.
Data de lançamento: 1 de dezembro de 2006 (EUA)
Direção: John Stockwell
Música composta por: Paul Haslinger
Bilheteria: 14,7 milhões USD
Orçamento: 30 milhões USD