Praia do Leste | Ilha Anchieta

Praia do Leste | Ilha Anchieta

A Praia do Leste é mais uma das atrações da Ilha Anchieta. É sinônimo de sossego, ótima para quem quer relaxar e dar um mergulho. 

Praia do Leste - Imagem de @brunoamirimagens
Praia do Leste | Ilha Anchieta – Imagem de @brunoamirimagens

É uma praia pequena de águas límpidas, faixa de areia amarela, com um córrego de água doce em seu canto esquerdo, ideal para se tirar o sal depois de um dia de praia. A beleza do lugar é impressionante, preservada como originalmente sempre foi, e tendo ao fundo a presença da Mata Atlântica. Seu acesso convencional é somente de barco, isso porquê as trilhas que levam até ela partindo da Praia do Presídio por exemplo, usadas por pesquisadores nunca foram abertas para turistas e estão fechadas pela mata.

Praia do Leste e Praia de Fora @brunoamirimagens
Praia do Leste (à direita) e Prainha de Fora – Imagem de @brunoamirimagens

Curiosidade da Praia do Leste
Uma curiosidade é que em 14/9/1997, uma estátua de Jacques Costeau, com 1,80m, pesando 300Kg, foi colocada a nove metros de profundidade próxima ao costão rochoso na Praia do Leste, pela Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba. O objetivo foi estimular a prática deste esporte e também uma homenagem ao cientista francês e “pai do mergulho”. Posteriormente a estátua foi retirada para restauração, e encontra-se na Praça da Baleia, próxima a região central de Ubatuba.

Praia do Leste - Estátua de Jacques Costeau
Estátua de Jacques Cousteau restaurada exposta na Praça da Baleia região central de Ubatuba

Outra curiosidade desta praia é que em 1850, a Inglaterra montou um forte neste local, uma base da marinha inglesa, para combater o tráfico de escravizados (os navios negreiros). Procurando com cuidado, é possível achar ruínas deste forte.

Praia do Leste – Imagens de @atalaiaecotur

Ubatuba é incrível! É o tipo de lugar que sempre surpreende, seja pelas praias paradisíacas, pelas trilhas na Mata Atlântica, cachoeiras escondidas, suas ilhas e pela riqueza histórica, desde a época dos povos indígenas tupinambá.