A Praia do Estaleiro está localizada a 33 Km do centro de Ubatuba e o acesso é por via secundária de terra batida, na altura do Km 15,3 da rodovia Rio-Santos. E após aproximadamente 1 Km beirando um manguezal, chega-se à praia onde é comum o tráfego de veículos na orla.

É um praia extensa, muita tranquila, com bastante natureza, e uma faixa de areia compacta, escura, com aproximadamente 1,5 Km de extensão, mar calmo, próprio para famílias com crianças e acesso náutico.
No canto esquerdo uma costeira rochosa arborizada, onde situa-se a Vila do Mar, sendo conhecida pela comunidade local também como Praia do Estaleiro do Padre, e no lado direito, temos o rio Ubatumirim que faz a divisa com a Praia do Ubatumirim.

Da Praia do Estaleiro é possível avistar as Ilhas da Pedra, Redonda, do Negro (ou da Pedra), das Couves, dos Porcos e Prumirim.

Estão disponíveis alguns quiosques rústicos na beira da praia, e ao amanhecer e entardecer avistam-se os pescadores com suas embarcações, sendo que às vezes, eles vendem seu pescado ali mesmo na praia. É uma típica vila de pescadores.

A Ilha do Negro (ou Ilha da Pedra)
Localizada bem a frente da Praia do Estaleiro, a origem do nome remete a um passado sombrio de nossa história. Dizem os antigos, que os senhores do engenho, deixavam os escravizados neste pequeno espaço para puni-los, porém não é claramente documentada, e não há evidências que confirmem que a ilha tenha sido utilizada para castigar pessoas negras.
A origem do nome da praia
A praia é conhecida como Praia do Estaleiro do Padre, pois teve um frei de nome Pio Populin que veio da Itália em meados dos anos 1960, e se apaixonou pelo povo do sertão do Ubatumirim. Vendo a carência da comunidade, construiu o estaleiro, e uma canoa onde levava a comunidade para cidade, para tratar da saúde e comércio em geral. Frei Populin também construiu em Ubatuba, um posto de saúde, a creche Francisquinho, a Igreja São Francisco de Assis e um lindo asilo.

História – Cemitério Centenário do Ubatumirim
Contam os moradores que além de todo o motivo familiar para as visitas ao local, o Cemitério Centenário do Ubatumirim que fica na Praia do Estaleiro, também é tido como uma atração turística, pois, além de estar próximo à praia e ter personalidades da história de Ubatuba sepultadas no local, ainda há o fato de ser centenário e ter recebido todos os escravizados falecidos da região.

O acesso é no canto esquerdo da praia, entrando em uma via ao lado do quiosque do Jeremias, passando pelo Coletivo Neos (Instituto de Sócio Biodiversidade) antes de chegar ao cemitério.

No início de 2018, a Prefeitura de Ubatuba entregou obras de benfeitorias no Cemitério Centenário. Dentre as melhorias tivemos a melhora de seu acesso, que antes só era feito a pé através de trilha, o que gerava transtornos para as famílias nos cortejos fúnebres e agora veículos motorizados já podem transitar até o local. Antigos moradores dizem que o cemitério era muito visitado, e que na data de Finados (02/11), chegavam muitas pessoas de carro ou em embarcações, e era comum ter até “fila” que se estendia do cemitério até a praia.