Localizada na região centro sul da cidade, o acesso para Praia da Ribeira parte do Píer do Saco da Ribeira, o maior ancoradouro de Ubatuba, seguindo por uma estrada de terra, bem conservada, sempre beirando o mar à sua esquerda e visualizando os muitos barcos ancorados.
No final desta estradinha, temos uma área residencial e uma bifurcação, neste ponto deve-se seguir à esquerda, uma descida, com chão cimentado, passando por um estreito corredor com paredes de residências nos dois lados.
Após esta descida, estamos na Praia da Ribeira, local onde muitas embarcações também costumam ancorar, até pela proximidade com o píer uma paisagem muita bonita, propícia a fotos e filmagens.
A Praia da Ribeira está inserida na Trilha para a Praia das 7 Fontes, e existem algumas casas de veraneio (de frente para o mar), e estas dispõem de acesso para veículos (somente para os moradores) por uma entrada particular.
É uma praia pouco frequentada, com areias amareladas e mar normalmente calmo. No canto direito da praia temos o início de uma trilha que vai para a Praia do Flamengo e na sequência, Praia das 7 Fontes.
Recomendações antes de fazer trilhas
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.
Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo.
Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos. Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um guia ou monitor ambiental credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local.
Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.
Seja consciente e deixe esta herança para nossos descendentes.