A Praia da Ponta Aguda é uma praia de encantos inesperados abrigada em uma encosta, localizada no extremo sul de Ubatuba. Possui larga faixa de areia, cercada de mata nativa, um mar verde e límpido, e em seu canto esquerdo, inicia-se uma trilha de 600 metros (cerca de 15 minutos) que leva até a Praia Mansa.
O seu nome se dá pela existência de uma enorme costeira em seu canto esquerdo que avança ao mar, por isso, Praia da Ponta Aguda.
Está localizada entre a Praia da Figueira e a Praia Mansa, e o seu acesso via carro é pela rodovia Rio-Santos próximo à divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, bem ao lado do Portal de Ubatuba (Portal da Maranduba).
Entrando nesta estrada, seguindo no sentido da Praia das Galhetas, primeira praia de Ubatuba na divisa com a Praia da Tabatinga (Caraguatatuba), após uns 5 minutos de estrada, entrar à esquerda em um entroncamento para uma pista sinuosa de 2,5 Km de terra com uma forte subida no início seguida de uma descida até a Praia da Ponta Aguda.
No caminho há um mirante, com uma vista lindíssima da Praia da Tabatinga, Praia da Figueira, Ilha do Tamanduá, Ilha Bela e São Sebastião.
Mar calmo, areia fofa e contato intenso com a natureza, são algumas das características principais desta praia. Possui areia clara, quase sempre coberta por conchas e é cortada por um riacho que faz a alegria dos banhistas e que tem pitus e robalos.
O acesso terrestre para este pedaço de paraíso, também pode ser feito por trilha de nível médio / difícil partindo do canto direito da Praia da Caçandoca (Trilha do Saco das Bananas ou das 10 Praias). Neste caso o percurso é longo, cerca de 13,5Km passando pela Praia da Caçandoquinha, acesso para a Praia da Raposa, acesso para a Praia do Saco das Bananas, Praia do Simão e acesso para a Praia da Lagoa. Mas, atenção, se optar por este caminho, recomendamos a contratação de um guia credenciado.
A Praia da Ponta Aguda é muito procurada para mergulhos nos costões, esportes náuticos e para lazer familiar, e possui uma comunidade caiçara, pousada, camping e poucas casas para locação, não dispõe de restaurantes, apenas quiosque de praia.
Segundo os moradores mais antigos o local já foi um bairro movimentado. Vale lembrar que o lugar já tinha gente antes de começar a rodovia, e o local já foi palco de uma grande fazenda de café e de cana e infelizmente do tráfico negreiro.
Fonte de Informações: Jornal Maranduba News