A Praia da Figueira é a segunda praia de Ubatuba a partir do extremo sul do município, entre a Praia das Galhetas e a Praia da Ponta Aguda, próximo a divisa com Caraguatatuba.
Ela tem uma faixa de areia grossa, fofa, limpa e é cortada em um dos cantos, por um pequeno rio de água salobra com uma grande população de “pitus” (uma lagosta pequena de água doce).
A Praia da Figueira é praticamente deserta, devido a dificuldade de seu acesso, e é procurada para mergulhos nos costões e esportes náuticos. A Figueira tem sua praia com águas ligeiramente agitadas como a maioria das praias de tombo e ainda mantém sua vegetação completamente preservada. O acesso terrestre é o mesmo que leva para a Praia da Ponta Aguda e Praia da Lagoa.
Porém para chegar as areias desta praia, o caminho mais fácil é por dentro de uma propriedade particular, que durante a temporada costuma estar aberta aos visitantes, com a cobrança de uma taxa de estacionamento. O acesso a esta entrada é na subida da estrada para Ponta Aguda (antes de chegar ao mirante). Outra maneira de alcançar a Praia da Figueira é pela costeira a partir do mirante, mas deve ser feito com muito cuidado e atenção.
A filmagem acima, mostra um pouco a península que divide as Praias da Figueira e a da Ponta Aguda. Bem na frente da Praia da Figueira, temos a Ilha do Tamanduá, esta que pertence ao município de Caraguatatuba.
Vem pra Ubatuba? Seja bem vindo, e pedimos que nos ajude na orientação para que as pessoas respeitem a natureza. Sabemos que não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas infelizmente ainda vemos muita sujeira deixada nas praias, trilhas e cachoeiras.
Devemos tratar a natureza como extensão de uma casa bem cuidada, e pequenos gestos de preservação fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Respeite os animais silvestres, afinal você é o intruso no ambiente deles. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.
Cuidar do planeta é cuidar de nós!