A Praia da Almada está localizada na Comunidade da Almada, uma típica vila de pescadores composta pelas Praias da Almada, do Engenho, Lança Cavala e Brava da Almada.

O acesso à Comunidade da Almada se dá no km 13 da rodovia Rio-Santos, através de uma estrada secundária conservada, com paisagem deslumbrante, e destaque para o “Mirante da Chica” que dá vista para as Praias do Estaleiro, Ubatumirim, Justa e algumas ilhas.

A Praia da Almada tem mar calmo, árvores centenárias, vegetação abundante e é própria para pesca e náutica, sendo um local de grande concentração de turistas. A praia dispõe de boa estrutura comercial, com restaurante e quiosques que servem além de frutos do mar, muitos pratos tradicionais.

Há muitos anos, nesta praia é realizada a tradicional Festa do Camarão, durante o mês de julho, e os pescadores além de oferecerem peixe fresco em grande variedade, pratos típicos caiçara, proporcionam passeios de barco.

Com uma população extremamente receptiva aos visitantes, como todo bom vilarejo caiçara, a vida na Praia da Almada segue um ritmo próprio: as condições do tempo regem as saídas dos pescadores ao mar e quando a pesca é farta é comum sua distribuição entre os moradores.

Os pescadores auxiliam o Projeto TAMAR na preservação das Tartarugas Marinhas: quando capturadas acidentalmente nas redes de pesca, são trazidas à praia e técnicos do TAMAR fazem a pesagem, medição e marcação do exemplar que logo em seguida é devolvido ao seu meio.
A preservação ambiental é uma preocupação sempre presente na Almada: placas informativas estão distribuídas ao longo das praias lembrando ao morador e turistas da necessidade de não jogar pontas de cigarro na areia e pedindo aos visitantes que cuidem e deem destino correto ao seu lixo.

É proibido fazer churrasco na praia e a separação do lixo para a coleta seletiva também faz parte da rotina diária de seus moradores, bem como atividades de educação ambiental.

Preserve o Paraíso
Não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas é importante divulgarmos estas mensagens, pois é preciso diminuir a quantidade de lixo deixado nas praias, trilhas e cachoeiras. É importante ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza.

Festival do Camarão
O Festival do Camarão organizado pela AMA (Associação dos Moradores da Almada), ocorre anualmente durante o mês de julho na Praia da Almada. A programação do evento conta com apresentações de grupos tradicionais e shows de música popular brasileira, exposição de artesanato local, solturas de tartarugas pelo Projeto TAMAR, corrida de canoas e muito mais.

As barracas de comidas típicas oferecem aos turistas e moradores deliciosas receitas à base de camarão. A festa trás em destaque a culinária que conta que conta com moqueca e bobó de camarão, camarão na moranga e risoto de camarão. algumas porções como pastéis, o tradicional bolinho de mandioca com camarão e espeto de camarão fazem parte do cardápio. É uma típica festa familiar e uma oportunidade para ter muita informação da vida, arte e a cultura caiçara.

As atitudes de preservação precisam ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Precisamos manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada. Pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Preserve, e também respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para nossos descendentes.
Cuidar do planeta é cuidar de nós.