A Praia do Perequê-Açú está localizada na região central, e um de seus acessos é feito pela rodovia Rio-Santos, seguindo no sentido Ubatuba-Paraty após a rotatória da entrada de Ubatuba (Trevo do Caiçara), entrando à direita no próximo trevo.

É também possível chegar ao Perequê-Açú pela orla da praia no centro da cidade, continuando a Praia do Cruzeiro, cruzando a ponte do Rio Grande, próximo ao mercado de pescados.
É uma das praias mais tradicionais de Ubatuba com boa infraestrutura, restaurantes, pousadas, e camping em um bairro com muitos moradores e bem desenvolvido. Também temos nesta praia, uma base do Corpo de Bombeiros, o Museu da Vida Marinha e a sede do Instituto Argonauta. Em frente ao Terminal Turístico, que já foi sede da COMTUR, temos nas areias da praia quadras de volleyball / Futvoley.

Com areias brancas e monazíticas (*), as águas de sua praia são geralmente calmas, rasas, muito procuradas por famílias, e com vários quiosques em seus 4 km de extensão. O Perequê-Açú é bastante utilizado para eventos esportivos, recreativos e por surfistas iniciantes.

Além de seu movimento normal, a praia é muito procurada pelo “turista de um dia” que chega em seu terminal turístico. No canto esquerdo da praia, cruzando o rio Indaiá, temos a Praia da Barra Seca, tradicional recanto onde abriga uma comunidade caiçara, além de uma fazenda de mexilhões.

Recentemente sua orla ganhou iluminação pública e a beleza da praia pode ser notada nas belas imagens aérea.
O Perequê-Açú possui vida própria, e em seu bairro também estão instalados o estádio municipal, uma escola de surf e uma escola de samba. O nome Perequê-Açú tem origem indígena, “Açú”, com certeza, significa “grande”, “Perequê-Açú” deve significar “grande entrada de peixe”. Perequê do Tupi Guarani pira-iquê= p peixe entra.; Açu= grande e Mirim= pequeno.

(*) Areia Monazítica
Menos de um milímetro de tamanho, composta de elementos raros, mas com enorme benefício para a saúde. A areia monazítica, encontrada em poucos lugares do mundo, tem potencial terapêutico reconhecido por estudo científico e, por conta disso, é bastante procurada por pessoas com diversos tipos de doenças, inclusive no Brasil.. A areia monazítica apresenta elementos químicos raros, como o cério, o lantânio, o neodomínio, o urânio, o samário, o cério, o fósforo, o ferro e o tório.

No caso do tório, é um elemento radioativo. Junto com o tório, que é radioativo, a areia monazítica forma um ambiente específico que ajuda a aumentar a imunidade do corpo. Muitas pessoas procuram as areias monazíticas atrás de benefícios para prevenção de doenças. Apesar de não ter poder de cura, há registros de turistas e pacientes que vão em busca das areias principalmente em casos de reumatismo, artrites, nevralgias, mialgias e enfermidades musculares.
Fonte de informações: Areias monazíticas com propriedades terapêuticas em praias do ES podem ajudar a prevenir até câncer; entenda | Espírito Santo | G1