A pequena Ilha de Maranduba encontra-se na enseada do Mar Virado, a 350 metros do continente e está cercada por Mata Atlântica e encostas rochosas. Sua principal atração é uma praia paradisíaca. Geralmente, as pessoas passam pela Ilha de Maranduba, apenas para dar um mergulho e no lado norte da ilha, fica o principal atrativo, uma praia bem aconchegante, com 200 metros de extensão, onde a areia é amarelada e fina, misturando-se com as águas transparentes formando um lindo cenário natural.

Essa praia serve para embarque e desembarque de lanchas e barcos, e por não ser muito profunda, durante o mergulho livre, consegue-se observar melhor a vida submarina. A ilha tem uma área aproximada de 6,2 hectares, Latitude Sul em 23o. 24’e Longitude Oeste em 45o.13’, não tem área de cultivo e o tipo de costa predominante é areia e rocha.
Estando na Praia do Pulso a distância é tão próxima que é comum os banhistas chegarem até ela nadando, de SUP ou praticando snorkerling. Os passeios de Banana-Boat, principalmente durante a temporada levam os turistas até esta ilha.

Curiosidade da Ilha de Maranduba
Os frequentadores mais antigos, certamente vão se lembrar de uma antiga atração aquática flutuante, o “Tobocean”. E quando não estava em funcionamento ficava atracado bem pertinho desta ilha. A atração era uma série de toboáguas (tobogãs) e escorregadores que ficavam em uma estrutura no mar, próximo da Praia de Maranduba.

O acesso até o tobocean era feito de barco ou banana boat. Com mais de 40 metros, o “brinquedo” se tornou rapidamente um dos cartões postais de Ubatuba, e uma vez, chegou a surpreender os banhistas, pois apareceu encalhado nas areias da praia vizinha, a Praia da Lagoinha.