O Festival do Camarão organizado pela AMA (Associação dos Moradores da Almada), ocorre anualmente durante o mês de julho na Praia da Almada. A programação do evento conta com apresentações de grupos tradicionais e shows de música popular brasileira, solturas de tartarugas pelo Projeto TAMAR, corrida de canoas e muito mais.
As barracas de comidas típicas oferecem aos turistas e moradores deliciosas receitas à base de camarão. A festa trás em destaque a culinária que conta que conta com moqueca e bobó de camarão, camarão na moranga e risoto de camarão. algumas porções como pastéis, o tradicional bolinho de mandioca com camarão e espeto de camarão fazem parte do cardápio. É uma típica festa familiar e uma oportunidade para ter muita informação da vida, arte e a cultura caiçara.
A Comunidade da Almada
A Almada é uma vila de pescadores situada ao norte de Ubatuba – SP, formada pelas seguintes praias: Almada, Engenho, Lança-Cavala e Brava da Almada. O acesso à Almada se dá no km 13 da rodovia Rio-Santos, sentido Ubatuba-Paraty, e a estrada está bem conservada e a paisagem é deslumbrante, segue-se o tempo todo dentro da Mata Atlântica e quase chegando a praia a vista do mirante é de tirar o fôlego.
Aproximadamente 200 pessoas (em sua maioria pescadores) vivem na vila basicamente da pesca artesanal e do turismo. A pesca artesanal ainda é a principal fonte de renda e o turismo seu complemento, com aluguel de casas para turistas e comércio de bar, restaurante, peixarias, aluguel de barco para pesca, caiaques e passeios de lancha pelas praias e ilhas locais.
A Praia da Almada, é rasa, tem águas claras e sempre calmas, ideal para o banho de mar em família. As Praias da Puruba e Prumirim, a baía do Ubatumirim e as ilhas do Prumirim, dos Porcos e Redonda são o pano de fundo para quem da praia olha para o mar, e avista-se ainda o Pico do Corcovado.
Com uma população extremamente receptiva aos visitantes, como todo bom vilarejo caiçara, a vida na Praia da Almada segue um ritmo próprio: as condições do tempo regem as saídas dos pescadores ao mar e quando a pesca é farta é comum sua distribuição entre os moradores. Os pescadores auxiliam o Projeto TAMAR na preservação das tartarugas marinhas.
Quando estas são capturadas acidentalmente nas redes de pesca, são trazidas à praia e técnicos do TAMAR fazem a pesagem, medição e marcação do exemplar que logo em seguida é devolvido ao seu meio. Preservação ambiental é uma preocupação sempre presente na Almada, é proibido fazer churrasco na praia e jet ski não é permitido. A separação do lixo para a coleta seletiva também faz parte da rotina diária de seus moradores, bem como atividades de educação ambiental.
Fonte de informações: https://amaalmada.com.br/work/praia-da-almada/