O Dia Mundial do Surf teve sua comemoração criada em 2004 pela Surf Rider Foundation e pela Surfing Magazine em alusão ao solstício de verão do hemisfério norte (dia 20 de junho). Porém, a partir de 2018, em uma convenção entre a WSL e a própria Surfrider Foundation, houve a ideia de celebrar a data no terceiro sábado do mês de junho.
Pelo mundo inteiro, têm lugar várias iniciativas onde se celebra o estilo de vida do surf, se encoraja surfistas de todo o mundo a devolver aos oceanos tudo o que de bom estes nos dão, seja através de limpezas de praia e/ou outras atividades que visam promover a preservação de tudo o que rodeia o mar. O objetivo primordial deste dia é assinalar a cultura de vida do surf, mas também chamar a atenção para a proteção ambiental das praias e dos oceanos. O mais importante, é aproveitar para estar perto do mar, conviver com amigos e honrar tudo o que de bom traz o oceano. E lembre-se que o surf é acima de tudo, pura diversão.
Conhecida como “A Capital do Surfe”, devido à grande quantidade de praias com ondas ideais para a prática do surfe, Ubatuba é um paraíso das ondas e dos esportes com prancha em geral. Existem ondas para todos os “níveis” de surfe, desde picos secretos, que só os locais conhecem, a praias mais badaladas, passando pelas lendárias ondas do “Patiero”, local onde quebram ondas de até 4 metros, próximo à ponta grossa, acessadas apenas de barco e indicadas para surfistas experientes.
Um pouco da história do surf
A origem do surfe é bastante incerta, porém indícios remetem o seu início a algumas ilhas do Pacífico, especificamente as da Polinésia central. A prática teria sido derivada da necessidade de sobrevivência: como uma das técnicas de sobrevivência era a pesca, os nativos utilizavam-se de um barco bastante tradicional. Em 1778, o navegador inglês James Cook chegou ao arquipélago do Havaí e levou a ideia do esporte para a Europa.
As praias propícias ao surf em Ubatuba
Para ajudar os surfistas que visitam nossa cidade, fizemos um post especial, uma entrevista com nosso amigo @ricardodiasjorge (conhecido como Sassá), contando um pouco das características das praias de Ubatuba e suas condições para o surf, acesse este link para saber mais: https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/surf-em-ubatuba/.