A cabeça d’água pode ser entendida como um fenômeno meteorológico causado pelo aumento rápido e repentino do nível de água em rios. Ela ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores de uma cachoeira ou ao longo de um curso d’água. Com isso, os banhistas são surpreendidos pela força da água, que sobe rapidamente, e dificulta a saída do local da cachoeira. As cabeças d’água ocorrem principalmente no verão, quando as chuvas são mais fortes.
A Cachoeira do Tombador, localizada no Sertão do Ubatumirim, região norte de Ubatuba, foi local de tragédia em 20/01/2013, causada por cabeça d´água e infelizmente 4 pessoas perderam suas vidas.
Muita gente acaba chamando esse fenômeno de tromba d’água, mas essa nomenclatura está equivocada. A tromba d’água é um fenômeno que acontece no mar. A tromba d’água pode ser entendida como um fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma coluna giratória composta por vapor e água, em nuvens espessas que se movem, gerando um cone cuja base fica voltada para o alto (se assemelha a um tornado).
Especialmente na Mata Atlântica é muito comum que ocorram enchentes nos rios e cachoeiras durante o período de chuva, que vai de dezembro a março, justo o período de calor intenso. Por ser uma selva tropical, a Mata Atlântica é bastante úmida, ou seja, o cenário perfeito pra o fenômeno da cabeça d’água acontecer.
Veja neste vídeo um pouco do fenômeno:
Seguem, algumas dicas que podem ajudar na detecção de uma cabeça d´água e salvar vidas:
Contrate um guia de turismo credenciado
Esta ação é muito importante, pois além de conhecer mais sobre a região, ele vai poder te orientar e ajudar a curtir seu passeio com mais segurança. Vale o investimento!
Evite cachoeiras em dias de chuvas
Cabeça d´água é apenas um dos perigos nesse período. Como são áreas de terreno irregular com muitas pedras, o local pode ficar mais escorregadio, e você pode se machucar. Mesmo sem chuva na cachoeira, o perigo existe, porque a cabeça d’água acontece na cabeceira do rio, ou seja, pode ser que não esteja chovendo onde você tá, mas na cabeceira, sim.
Presença de folhas secas ou outros materiais flutuantes
Observe a água a todo momento pois quando aparecem folhas secas e galhos pode ser um indício de uma cabeça d´água, uma chuva na nascente trás sedimentos na correnteza.
Aumento do nível d´água
Marque um ponto de referência ou faça um totem, fique de olho a todo momento no nível da água naquele local, se ele começar a subir rapidamente saia da água e procure um lugar seguro.
Mudança na cor da água
Se a correnteza aumentar ou a água começar a ficar turva, fique atento! Principalmente em cachoeiras onde a água costuma ser cristalina, esse pode ser um forte início de cabeça d´água.
Fique de olho no céu
o ideal é observar principalmente no horizonte, pois o fenômeno acontece após uma chuva forte em uma parte mais alta de uma cachoeira ou montanha. Até o barulho da água altera ficando mais alto Pesquisar a previsão do tempo também é importante.
Cuidado redobrado com crianças
Existem vários tipos de cachoeiras, procure levar as crianças em locais de acesso fácil e que seja possível sair rapidamente, dessa forma, vocês vão conseguir se divertir mais e os pequenos também.
Não demore pra sair da água
Se notar qualquer um dos sinais que possam indicar uma cabeça d´água, saia da água imediatamente, pois o fenômeno pode começar em segundos.
Fonte de Informações:.
https://umasulamericana.com/como-acontece-a-cabeca-dagua/
https://www.ecycle.com.br/cabeca-dagua/#:~:text=De%20acordo%20com%20ele%2C%20a,d’%C3%A1gua%20est%C3%A1%20em%20curso.
https://anawanke.com/2019/01/24/atencao-e-cuidados-com-o-fenomeno-cabeca-dagua/