Se você estiver no litoral norte de São Paulo, curtindo a natureza, as praias, se liga nas dicas da equipe do Instituto Argonauta @institutoargonauta de como resgatar um animal marinho.
Você sabia que no verão a maior parte das ocorrências de animais marinhos mortos e/ou debilitados registradas pelo Instituto Argonauta são tartarugas e toninhas? Caso você encontre um desses animais siga as orientações deste post:
❗️ A primeira atitude a tomar quando se encontra animais encalhados, estejam vivos ou mortos, é avisar os pesquisadores, procurando imediatamente a instituição local envolvida com a conservação de animais marinhos, na sua região.
O Instituto Argonauta, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) atende os 4 municípios do litoral norte de SP: Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. Você pode entrar em contato pelos números: 0800 642 3341 e Whats App (12) 99785.3615. Mas saiba, não se deve tocar ou mexer em animais encalhados para não colocar a própria saúde em risco. Agentes infecciosos podem ser transmitidos mesmo por animais aparentemente sadios. Além disso, o animal poderia machucar involuntariamente alguém ao tentar movimentar-se.
⚠️ NÃO TENTAR EMPURRAR O ANIMAL DE VOLTA PARA ÁGUA!!! Isso pode matá-lo ou machucá-lo.
Caso o animal esteja vivo, faça um abrigo simples para mantê-lo à sombra, usando por exemplo lonas ou lençóis apoiados em algumas estacas. Mantenha o corpo do animal úmido, jogando água do mar ou aplicando toalhas de cor clara molhadas, sempre tendo o cuidado de não jogar água ou tapar o orifício respiratório (no caso de mamíferos) e os olhos. Controlar o barulho e o tumulto perto do animal.
Não usar flashes ou luzes diretamente sobre os olhos do animal.
Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba. Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br.