Sabia que Ubatuba tem aldeias indígenas?

Sabia que Ubatuba tem aldeias indígenas?

Com o desaparecimento dos tupinambá, as comunidades indígenas em Ubatuba hoje é representada por tribos que migraram para a região, de origem tupi-guarani e guarani. As aldeias de Ubatuba, aldeia Boa Vista (Tekoa Jaetxáa Porã) localizada no Prumirim, aldeia Rio Bonito (Yakã Porã) localizada na Casanga e a aldeia Renascer (Ywyty Guaçu) localizada no Corcovado, mesmo tendo seus territórios garantidos, enfrentam sérios problemas para assegurar sua sobrevivência e o modo de vida tradicional.

Aldeia Boa Vista
A aldeia Tekoá Jaexaá Porã, conhecida como aldeia Boa Vista, é habitada pelo povo indígena Guarani Mbya. Localizada na região norte de Ubatuba, o acesso é pela rodovia Rio-Santos (BR-101), Km 29,5, sentido Ubatuba-Paraty, cerca de 500 metros antes da Cachoeira do Prumirim. A entrada para a aldeia é após percorrer 1,5 Km por estrada íngreme de terra até a antiga Escola Estadual Indígena. 

Aldeias indígenas em Ubatuba – Aldeia Boa Vista

Aldeia Renascer
A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu foi fundada em 22 de setembro de 1999 por cinco famílias indígenas Tupi Guarani e Guarani. A ocupação foi comandada pelo cacique Antonio da Silva Awá e seu objetivo era reconquistar o espaço tradicional pertencente aos seus ancestrais.

Aldeias indígenas - Placa na entrada da Aldeia Renascer
Aldeias indígenas em Ubatuba – Placa na entrada da Aldeia Renascer

Localizada aos pés do Pico do Corcovado, a aldeia Renascer é mais que um ponto de atração turística, é considerada um dos elos do processo de formação de nosso povo, já que os indígenas foram os primeiros moradores de nosso país e que em nosso litoral realizaram eventos de repercussão internacional, como a Confederação dos Tamoios e a Paz de Iperoig. De raiz Tupi e Guarani, a aldeia possui cerca de 23 famílias num total de 105 pessoas (dados de 2023), distribuídas em 2.500 hectares de belas paisagens e rios de águas cristalinas. Em 1999, o local onde hoje está localizada a Aldeia Renascer, era utilizado como espaço cênico cinematográfico e foi palco do filme épico “Lá vem nossa comida pulando”, que retrata a história de aventura de Hans Staden ao registrar a vida dos indígenas do Brasil.

Aldeia Rio Bonito
Reconhecida oficialmente pela Funai em 2012, a Aldeia Rio Bonito, ou Yakã Porã, localizada no Sertão do Itamambuca, com acesso pela estrada da Casanga, é considerada uma extensão da Aldeia Boa Vista, uma reocupação dentro do território indígena da também Aldeia Guarani Tekoa Jaexaa Porã (Boa Vista). Atualmente ela abriga 47 pessoas em 12 famílias (janeiro/2022), todos Guarani Mbya, vindos de Paraty-Mirim (RJ).

Aldeias indígenas em Ubatuba
Aldeias indígenas em Ubatuba – Aldeia Rio Bonito – Imagem extraída de https://saberesartesanais.com.br/mapamata-aldeia-do-rio-bonito/

A separação de parte da comunidade Boa Vista para criar uma nova aldeia se deu por conta do grande número de caçadores e madeireiros que invadiam a região. O objetivo foi posicionar a aldeia em lugar estratégico para diminuir as invasões e preservar a diversidade. 

Leia mais sobre as aldeias de Ubatuba, acesse estes links:
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/aldeia-boa-vista/
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/aldeia-renascer/
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/aldeia-rio-bonito-yaka-pora/