Praia do Itaguá

Praia do Itaguá

Na baía de Ubatuba, região central da cidade, estão localizadas as Praias do Itaguá e a do Cruzeiro (ou Iperoig), e a separação física entre elas se faz pelo rio Tavares, junto ao Aquário de Ubatuba.

Praia do Itaguá
Praia do Itaguá

A Praia do Iperoig localiza-se no canto esquerdo da baía de Ubatuba, sentido do farol e centro de Ubatuba, e a Praia do Itaguá à direita, sentido do Terminal Marítimo Comodoro Magalhães.

Praia do Itaguá

A palavra Itaguá tem origem tupinambá e o significado provável: Itaguaba em tupi-guarani significa literalmente: ¨o comedouro de pedra¨ (barreiro salitroso que os animais comem). Uma curiosidade é que pela Praia do Itaguá passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio (*).

Praia do Itaguá
Praia do Itaguá

Em sua orla temos bares, restaurantes, hotéis e quiosques que garantem a badalação próxima ao centro. Uma atração é a deslumbrante vista do nascer do sol refletido em suas águas.

Praia do Itaguá – Imagens aérea

É muito agradável andar por esta orla, passar um tempo em seus quiosques, na temporada admirar a chegada de navios cruzeiros, caminhar ou correr.

Praia do Itaguá visto do Morro
Praia do Itaguá visto do Morro da Anita

Do Itaguá saem escunas para passeios pela baía, ou para as Ilhas do Prumirim e Anchieta. Uma estradinha a direita do trevo do Itaguá, leva ao Cais do Porto (caisão), antigo estuário onde desembarcavam todo pescado produzido na região antes da construção da rodovia Rio-Santos.

Praia do Itaguá à esquerda e Praia do Cruzeiro à direita
Praia do Itaguá à esquerda e Praia do Cruzeiro à direita

Ainda nesta estradinha, temos um “portinho” com muitas embarcações, em sua maioria de pescadores antes de chegar ao Caisão.

O Itaguá tem uma beleza particular quando observado à noite e do alto, vejam esta breve filmagem realizada por @abovedrone

História
Foi das areias do Itaguá, que partiu no dia 1° de junho de 1973, a canoa Maria Farinha, construída por cinco moradores do bairro, com destino a Santos. Levaram três dias para a conclusão de seu percurso, seguindo a mesma trajetória feita pelos índios Tupinambá e Manoel da Nóbrega em busca do Tratado de Paz de Iperoig (14/09/1563).

Píer Comodoro Magalhães - Praia do Itaguá
Píer Comodoro Magalhães – Praia do Itaguá

(*) O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste.

Praia do Itaguá - região central de Ubatuba
Praia do Itaguá – região central de Ubatuba

É uma linha geográfica imaginária localizada ao sul do equador e, em 8 de janeiro de 2016, indicava a latitude 23,43721° Sul (ou 23° 26′ 14″ de latitude sul). O trópico de Capricórnio se move, porém muito lentamente, para o norte, à razão de 0,47 (ou 15 metros) por ano.

Praça de Capricórnio - Ubatuba - Local da Festa do Sol
Praça de Capricórnio – Praia do Itaguá

Cartograficamente, é representado por uma linha pontilhada, que divide a zona tropical sul da zona temperada sul. Atravessa três continentes, onze países e os três grandes oceanos.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%B3pico_de_Capric%C3%B3rnio