Na baía de Ubatuba, região central da cidade, estão localizadas as Praias do Itaguá e a do Cruzeiro (ou Iperoig), e a separação física entre elas se faz pelo rio Tavares, junto ao Aquário de Ubatuba.
A Praia do Iperoig localiza-se no canto esquerdo da baía de Ubatuba, sentido do farol e centro de Ubatuba, e a Praia do Itaguá à direita, sentido do Terminal Marítimo Comodoro Magalhães.
A palavra Itaguá tem origem tupinambá e o significado provável: Itaguaba em tupi-guarani significa literalmente: ¨o comedouro de pedra¨ (barreiro salitroso que os animais comem). Uma curiosidade é que pela Praia do Itaguá passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio (*).
Em sua orla temos bares, restaurantes, hotéis e quiosques que garantem a badalação próxima ao centro. Uma atração é a deslumbrante vista do nascer do sol refletido em suas águas.
É muito agradável andar por esta orla, passar um tempo em seus quiosques, na temporada admirar a chegada de navios cruzeiros, caminhar ou correr.
Do Itaguá saem escunas para passeios pela baía, ou para as Ilhas do Prumirim e Anchieta. Uma estradinha a direita do trevo do Itaguá, leva ao Cais do Porto (caisão), antigo estuário onde desembarcavam todo pescado produzido na região antes da construção da rodovia Rio-Santos.
Ainda nesta estradinha, temos um “portinho” com muitas embarcações, em sua maioria de pescadores antes de chegar ao Caisão.
História
Foi das areias do Itaguá, que partiu no dia 1° de junho de 1973, a canoa Maria Farinha, construída por cinco moradores do bairro, com destino a Santos. Levaram três dias para a conclusão de seu percurso, seguindo a mesma trajetória feita pelos índios Tupinambá e Manoel da Nóbrega em busca do Tratado de Paz de Iperoig (14/09/1563).
(*) O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste.
É uma linha geográfica imaginária localizada ao sul do equador e, em 8 de janeiro de 2016, indicava a latitude 23,43721° Sul (ou 23° 26′ 14″ de latitude sul). O trópico de Capricórnio se move, porém muito lentamente, para o norte, à razão de 0,47 (ou 15 metros) por ano.
Cartograficamente, é representado por uma linha pontilhada, que divide a zona tropical sul da zona temperada sul. Atravessa três continentes, onze países e os três grandes oceanos.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%B3pico_de_Capric%C3%B3rnio