O bouldering é uma modalidade de escalada em rocha, praticada sem o uso de equipamentos de segurança como cordas e mosquetões. A atividade consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros, onde os movimentos para finalizar o boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem força.
Outra particularidade é que as “vias” (ou linhas), feitas nesses blocos de pedras são chamados de “problemas” ou “problemas de boulder”, diferente da escalada tradicional ou esportiva onde temos “vias“.
Ao contrário do que se pensa, a prática do boulder é considerada muito segura se executada conforme os protocolos de segurança. O número de acidentes é incrivelmente baixo. Nem se compara a modalidades de esporte mais comuns como futebol, ciclismo e crossfit. A prática da escalada pode ser surpreendentemente positiva na sua vida.
Para a prática é necessário sapatilhas, carbonato de magnésio (para as mãos) crash pad e um segurança de corpo (spot), cujo papel é fazer com que o escalador caia em pé em cima do crash pad, isso é importante pois muitas vezes o escalador pode cair de mau jeito e mesmo em cima de um crash pad ele pode se machucar.
Algumas características do boulder
– Não se usa corda por conta de se escalar linhas mais baixas, perto do chão;
– Existem protocolos e segurança para a prática do boulder e o principal item é o “crash pad”, uma almofada grossa e mais robusta que vai amortecer a queda caso o escalador caia tentando fazer uma linha;
– No Pontão da Fortaleza só tem escalada de boulder e são algumas das linhas mais difíceis e famosas do Brasil, praticantes de todo o mundo vem escalar neste local, pois a qualidade do setor é impressionante. Não é o maior setor do brasil, mas com certeza um dos mais bonitos e interessantes;
– Existe uma ética entre os escaladores sobre cuidar da natureza e isso é muito respeitado, basta ver o desenvolvimento e cuidado que temos com todos os setores de escalada no Brasil;
– Os escaladores são contra a pichação das pedras e levam o lixo embora quando deixam o setor de escalada. Além de interagir e engajar com a comunidade local.
O paraíso do Bouldering em Ubatuba é o Pontão da Fortaleza, que recebe o Ubatuboulder, uma tradicional competição da modalidade reunindo escaladores de todo Brasil O Pontão da Fortaleza está localizado próximo da Praia da Fortaleza, que fica refugiada na região sul de Ubatuba.
O acesso é pelo Km 67 da rodovia Rio-Santos (BR 101), percorrendo 8 quilômetros por uma estrada asfaltada, estreita com muitas curvas, subidas e descidas, com vista maravilhosa para a baía da Fortaleza, passando pelas Praia Dura, Vermelha do Sul, do Costa e Brava da Fortaleza.
Chegando na Praia da Fortaleza caminhe até o canto direito, onde com a maré baixa, chegamos a Prainha da Fortaleza, onde se inicia uma trilha que leva até a Praia do Cedro do Sul. Após cerca de 10 minutos, teremos uma bifurcação, e devemos seguir para a esquerda, para atingir o Pontão da Fortaleza.
Enfim, o que uma pessoa precisa fazer para começar escalar boulder?
Crash pad, sapatilha, magnésio, alguém para ajudar e fazer companhia e acessar o “croqui” do pico de escalada. Não se prenda a quando e onde, se aparecer uma oportunidade boa, só vai.
No caso do Pontão da Fortaleza em Ubatuba, o croqui está aqui:
http://www.ubtboulder.com/2013/07/croqui-ubt-boulder-2013.html
Vale a pena checar o Instagram da escalada de Boulder do pontão da fortaleza: @ubtboulder
A comunidade da escalada é bastante amigável, não tenha vergonha de entrar em contato com escaladores que frequentam o setor que você quer ir, abrir o jogo e dizer que quer aprender a escalar, que alguém vai te mostrar o caminho. A escalada fez parte das Olimpíadas de Toquio 2021 com três modalidades (Speed, Boulder e Lead), mas infelizmente não tivemos atletas brasileiros participando desta primeira edição. Pelo que se vê no desenvolvimento da escalada no país, com certeza teremos representação nas próximas Olimpíadas.
Dica:
Pesquise antes na internet se tem alguma academia de escalada na sua cidade!
É uma ótima oportunidade de estar em contato com o esporte sem precisar viajar!
Colaboração nas informações:
– Parte do texto do atleta de escalada e triathlon Kaleu Cadl
– Música do vídeo: Incógnita da banda Engrennagem (de Ubatuba).