A Praia do Félix está localizada cerca de 15 Km do centro de Ubatuba, no caminho para Paraty. Sua beleza é marcada pela vista panorâmica, pela rebeldia do mar em seu canto esquerdo e o intrigante mar manso do lado direito.
São várias árvores enfileiradas em sua orla provendo sombra em uma grande faixa de areia, logo em frente ao mar e no canto direito temos uma piscina natural de água salgada cercada por pedras e repleta de peixinhos.
A entrada para este paraíso é através de um acesso na rodovia Rio-Santos Km 33, um pouco antes do posto de guarda rodoviário. Neste ponto temos a entrada de um condomínio e após 800 metros a fascinante e bela Praia do Félix. Atrás deste posto há um mirante de onde se avista a praia e as ilhas da redondeza.
É uma praia extensa de areia branca e solta, sombreada por abricós, com barracas rústicas, ideal para pesca e mergulho, tendo como visão frontal a ilha Laje Grande, local de pesca de garoupa. Esta é uma das praias de Ubatuba mais procuradas para ensaios fotográficos, especialmente durante o amanhecer.
No canto direito da Praia do Félix, os carros ficam estacionados na rua do condomínio, e uma pequena trilha conduz até a praia. Temos mar calmo, ideal para crianças, um “riozinho” de água doce e é comum avistar tartarugas.
Pelo canto direito da praia também é possível acessar a belíssima Prainha do Félix, hoje chamada de Praia do Português, cujo acesso pela costeira é possível em dias de maré baixa.
O caminho com veículo para o canto esquerdo é por uma estradinha de terra, que passa por uma propriedade particular e o estacionamento é muito próximo da praia, no quiosque do Bruzzi. Seu canto esquerdo é favorável para o surf, e também temos o início de uma trilha por dentro da Mata Atlântica, que conduz até a Praia das Conchas.
Longe da badalação do centro de Ubatuba, a Praia do Félix é bonita e tranquila, ideal para descansar e o lugar mesmo sob sol intenso, fica fresco durante o dia, com ligeira sensação de frio à noite.
Outra opção de laser estando na Praia do Félix é visitar a Ilha do Prumirim. São várias saídas de barcos e o percurso é feito em menos de 10 minutos.
História
Proprietários estrangeiros de antigas fazendas instaladas na Praia do Félix, pronunciavam com dificuldade o nome do senhor Feliz, dono mor das fazendas, que posteriormente foi homenageado com o batismo da praia que recebeu seu apelido.
Instalada na praia, com vistas para as ilhas do norte, ficava a Capela de São José, padroeiro do bairro (que foi demolida em set/23), inicialmente erguida de pau-a-pique e posteriormente reformada pela comunidade com material de alvenaria, que era transportado no conhecido “barco do padre”, pilotado pelo senhor Salvador, que fazia o itinerário de Ubatuba a Ubatumirim duas vezes ao dia, parando em todas as praias do trajeto.