A Praia da Enseada é uma das mais tradicionais de Ubatuba, e está localizada na região Centro Sul da cidade, entre a Praia do Perequê Mirim e a Praia das Toninhas.
Seu acesso é tranquilo, pois fica bem ao lado da rodovia Rio-Santos. É uma praia extensa, porém durante a alta temporada e feriados fica bem cheia.
Os barcos e escunas ficam bem próximos da areia, pois a baía da Enseada possibilita fácil atracação e na região estão disponíveis vários hotéis e restaurantes de qualidade, garantindo uma boa frequência durante o ano todo.
A praia tem cerca de 1.600 metros e sua longa faixa de areia firme proporciona ao visitante, uma bela caminhada, corrida ou pedalada. As crianças brincam a vontade nas águas cristalinas, que tem ondas medianas, ideais para o banho de mar.
Como a areia da praia é firme e a chegada é fácil, isso facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais como por exemplo os cadeirantes. O entardecer é lindo, o sol se põe na direção da baía do Saco da Ribeira, e temos uma das mais belas paisagens contemplando a praia e ao fundo o imponente Pico do Corcovado.
Para quem curte “trekking”, no canto esquerdo da praia se inicia a Trilha da Ponta da Espia, realizada por dentro da Mata Atlântica e passa pela Prainha da Enseada, pelo acesso à Praia de Fora, Praia do Xandra, Itapecerica e finaliza na Praia do Godói.
História
A Praia da Enseada foi uma das primeiras a se desenvolver socialmente em Ubatuba e por volta de 1954, transformou-se na principal via de acesso ao presídio político da Ilha dos Porcos, atual Ilha Anchieta, trazendo um certo “status” para esta região. A história menciona que, naquela época, no meio da escuridão, jundus e árvores tomavam formas sombrias e só os homens de coragem faziam a travessia da Praia da Enseada para o centro da cidade de Ubatuba.
Os antigos “morriam de medo” de cruzar pelo caminho com o Lobisomem, a Mula sem Cabeça e até mesmo o temido Boitatá, aquela grande serpente de fogo, que podia se transformar num tronco em chamas, com o intuito de queimar os invasores e destruidores das matas. Diziam que se a pessoa olhasse para o Boitatá poderia ficar cega, louca ou ser petrificada. Diziam que ao encontrar o Boitatá, deviam correr e entrar na água do mar e só ele só ia embora quando se fazia repetidas vezes o sinal da estrela de Davi, seguido de muitas orações de Ave Maria!
A Capela de Santa Rita
A pequena e tranquila Capela de Santa Rita, é uma das atrações da Praia da Enseada e tem uma história interessante. Esta capela, apesar de se situar atualmente na Praia da Enseada, não teve sua origem lá. Conta-se que originalmente a capela ficava no morro de Santa Rita, que está na ponta oeste da Praia da Enseada. Do outro lado deste morro inclusive, fica a Praia de Santa Rita. O morro de Santa Rita foi transformado em um condomínio fechado e a Capela de Santa Rita, antes lá, foi transferida para a Praia da Enseada logo abaixo.
A capela é muito aconchegante, e as missas são realizadas aos domingos pela manhã. E fora da temporada, como o local é sossegado, durante a missa, é até possível escutar o som das ondas batendo nas areias da Praia da Enseada.
A Praia da Enseada ganhou um belo poema feito por Aline Ribas | @_alineribas:
Enseada
Que suas ondas sempre me banhem
Dia a dia vem e vão
Do inverno ao verão
Que da sua beleza, eu nunca me canse
O pôr do Sol a cada dia
É uma nova inspiração
Suas cores renascerão
Na virada de cada estação
Viver aqui é só gratidão
Águas calmas, cores vibrantes
Crianças brincam estonteantes
Contemplando o horizonte
Lá do canto, me presenteio
Avisto o “pico” mais encantado
Para os olhos, certamente um galanteio
Que espetáculo o nosso Corcovado!