Praia do Cedro do Sul

Praia do Cedro do Sul

Localizada na Enseada do Mar Virado, região sul da cidade, o acesso terrestre para a Praia do Cedro do Sul é por trilha e pode ser iniciada a partir do canto esquerdo da Praia da Lagoinha, a chamada Trilha das 7 Praias. Esta é sem dúvida uma das mais belas praias de Ubatuba e fazer a trilha compensa todo o esforço.

Praia do Cedro do Sul
Praia do Cedro do Sul – Localizada na Trilha das 7 Praias

Encravado em um braço de Mata Atlântica, o caminho revela além de praias maravilhosas, algumas pequenas, que às vezes desaparecem com o maré alta, mirantes, bicas d`água e contato intenso com a natureza intocável.

Praia do Cedro do Sul
Praia do Cedro do Sul – Separada da Praia do Deserto pela costeira rochosa

A região ainda abriga uma comunidade de hospitaleiros pescadores e restaurantes que servem pratos típicos, preparados com frutos do mar, colhidos na fazenda marinha do local. A partir da Praia da Lagoinha até a Praia do Cedro, são cerca de 80 minutos de caminhada.

Praia do Cedro do Sul
Praia do Cedro do Sul

Outra opção de acesso terrestre para a Praia do Cedro é por trilha é a partir do canto direito da Prainha da Fortaleza, o mesmo caminho que leva para o Pontão da Fortaleza (paraíso do “boulder” no Brasil), sendo este percurso de 2,2 Km e realizado em cerca de 45 minutos de caminhada. A Praia do Cedro do Sul é deserta, não tem nenhuma residência, e dispõe de águas cristalinas, areias amareladas, além de um visual impressionante da Ilha do Mar Virado.

É vizinha da Praia do Deserto, separada dela por apenas uma composição de pedras, e o curioso é que não há nenhum vestígio que justifique a denominação de seu nome. Durante a temporada ou feriados prolongados temos um rústico quiosque no local.

Curiosidade:
Nos mapas antigos de Ubatuba esta praia que é vizinha da Praia do Deserto é chamada de Prainha do Deserto e a Praia do Cedro do Sul é outra que fica a esquerda dessa, na mesma costeira, que hoje chamamos de Prainha do Cedro do Sul. O interessante é que esta “Prainha do Cedro do Sul” nem consta na maioria dos mapas atuais, e se considerarmos ela como mais uma praia da Trilha das 7 Praias, o nome da trilha deve ser mudado para “Trilha das 8 Praias” por exemplo….rs.

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Praia do Deserto e do Cedro do Sul
Praia do Cedro do Sul vista da trilha

Também esteja alerta para abelhas, porcos do mato e a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns em Ubatuba e na região da Mata Atlântica, tais como a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), que costumam ficar no meio da trilha, especialmente em lugares que bate sol.

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um guia credenciado ou monitor ambiental, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local. Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!