A Praia do Puruba, eleita pela TV Vanguarda (Afiliada Rede Globo) uma das 7 maravilhas do Vale do Paraíba, está localizada na região norte de Ubatuba, na entrada da Baía do Ubatumirim, entre o Saco do Durval e a Ponta do Arpoador, entre as Praias do Félix e a Praia do Ubatumirim, cerca de 24 Km do Centro de Ubatuba e a 40 minutos de Paraty (RJ). Uma estrada de terra batida, com cerca de 2,1 Km e em bom estado liga a Rodovia Rio-Santos até a Vila de Puruba.

Puruba

É uma praia com característica única, pois para chegar até ela, é preciso atravessar o Rio Puruba, que tangencia a praia inteira, junta-se ao Rio Quiririm e desembocam em seu canto esquerdo. A travessia deste rio normalmente é feita à pé, tranquilamente com a água chegando até a altura da cintura no máximo, mas normalmente estão disponíveis barquinhos, principalmente para ser utilizado em dias de maré mais alta. O conjunto de rio e praia impressiona pela sua grandeza.

Puruba Vista do Mirante Monta Alegre

O povoado de Puruba separou-se em Sertão e Vila da Praia, por conta da construção da rodovia Rio-Santos e no vilarejo de pescadores, uma atração é a capela de Santa Cruz construída no início do século passado.

Praia da Puruba - Capela de Santa Cruz

A Praia apesar de ser de tombo, costuma ser calma, tem areia branca, fofa, tem cerca de 1 km, e é um local para banho, pesca, mergulho, sendo comum a presença de golfinhos em sua orla, especialmente pela manhã, e a infraestrutura básica conta com um quiosque.

Puruba

Durante a temporada, na vila dos pescadores, serve-se comida caseira e a cultura da pesca artesanal ainda persiste, além dos costumes religiosos que se fazem presente na comunidade, que festeja seus dias santos na capela de Santa Cruz, localizada na Vila da Praia, e na capela de Santo Antônio, localizada no sertão. Uma tradição local é o grupo de congada, dança apresentada sempre em dias festivos, tanto no Puruba quanto nas regiões para onde são convidados a participar.

Praia da Puruba

A palavra Puruba é proveniente do tupi, que significa “zunido” ou “eco”, o rio, proveniente de um manguezal, tem as águas escuras, porém limpas e sem muita correnteza, ideal para um banho de água doce, após um período na praia, sendo comum encontrar praticantes de canoagem e Stand-Up. A paisagem é tão bonita, que Puruba já foi cenário para filmes como “Desmundo” e minisséries globais, como “A Invenção do Brasil”.

Vejam esta bela filmagem feita por nosso amigo @fausto_ferrarias a bordo do paratrike da @ubafly: