Praia do Português ou Prainha do Félix

A pequena praia de apenas 30 metros de extensão, popularmente conhecida como Praia do Português, está localizada na região norte de Ubatuba, sendo considerada por muitos a mais bela da cidade. Poucos sabem, mas esta praia também foi chamada de Praia Esquecida.

Praia do Português - Prainha do Félix - Ubatuba

O acesso à praia é caminhando pela costeira, sobre as pedras (quando a maré está baixa), a partir do canto direito da Praia do Félix, tendo-se o cuidado de observar se a maré sobe, pois quando isso acontece a passagem é bloqueada. O caminho natural, está bloqueado, pois passa por dentro de uma propriedade particular.

Praia do Português

A Praia do Português lembra a forma de uma ferradura, se parece com uma piscina natural de água salgada, sua praia é de tombo com areia irregular, conta com grande proteção das costeiras, e curiosamente as cores de suas águas ora são verdes e ora são azuis. A praia tem um belo bromelhário, árvores frutíferas, coqueiros e chapéus de sol, e um magnífico visual para as praias e ilhas da região norte do município, principalmente da Ilha do Prumirim.

Praia do Português

O nome atual, Português, vem de uma família proprietária atual do imóvel que fica de frente para a praia. Félix, o nome antigo, é uma homenagem a um morador do local que segundo o relato era o senhor Feliz, dono de algumas propriedades, porém os outros proprietários estrangeiros de antigas fazendas instaladas por ali pronunciavam com dificuldade o nome deste senhor, ficando conhecido como Sr. Félix, posteriormente homenageado com seu nome em ambas praias (Praia do Félix e Prainha do Félix).