O acesso à Praia do Flamengo é realizado por trilha, no mesmo caminho para a Praia das 7 Fontes, que se inicia no canto direito da Praia da Ribeira. A trilha é bem aberta, com início em subida e em cerca de 25 minutos de caminhada a partir da Praia da Ribeira chega-se a Praia do Flamengo.

Praia do Flamengo

No caminho temos um visual maravilhoso do Saco da Ribeira, com muitas embarcações atracadas, também um ponto de água potável está disponível no meio da trilha. No alto da trilha, antes de iniciar a descida (por uma enorme escadaria), temos a visão privilegiada da Praia do Flamengo.

Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo é muita preservada, pouco frequentada, apresenta areia amarelada, águas tranquilas e dispõe de algumas moradias, e o acesso é somente pelo mar ou trilha. No canto esquerdo da praia uma fonte de água potável e no canto direito, caminhando-se pela costeira, sobre as pedras (com acesso muito difícil) chegamos a Praia do Flamenguinho, seria mais fácil o acesso por uma pequena trilha (entrada por um portão), mas esta passa por uma propriedade particular, e por isso não é permitida a entrada sem autorização.

Durante a temporada um quiosque está disponível, próximo ao meio da praia, e é neste ponto que se inicia a trilha, íngreme e com forte descida, que finaliza o percurso até a Praia das 7 Fontes.