A Praia do Engenho está localizada na região norte de Ubatuba, dentro da Comunidade da Almada, e o acesso usual é a partir do canto esquerdo da Praia da Almada por uma escadaria.

Praia do Engenho

Assim como a Almada, a Praia do Engenho tem águas rasas e claras, sendo portanto ideal para o banho de mar em família. É no Engenho que mora a maioria dos caiçaras da comunidade local, e é onde também se encontra o Posto Médico e o Espaço Cultural Caiçara.

Praia do Engenho
No meio desta praia, temos o início de uma trilha que leva até a Praia Brava da Almada e no canto esquerdo uma escadaria, chamada de “estrada” que leva até a Praia Lança Cavala. À sua frente visualizamos a Ilha dos Porcos, muito próxima da costa e que conta também com uma bela praia, e aos fundos, do lado direito, avista-se a Ilha do Prumirim.

Praia do Engenho
Por ser mais protegida dos ventos, a Baía do Engenho é comumente utilizada para ancorar embarcações caiçaras, e durante tempestades serve de abrigo para barcos vindos de outros locais.

Praia do Engenho

No final da tarde é comum a saída de pescadores em suas canoas para o trabalho, e mais a noite seu retorno. O espetáculo do pôr do sol na Praia do Engenho é imperdível.

História
No final do século XIX, a praia que hoje é conhecida como Praia do Engenho, possuía um engenho de pinga. O mesmo foi construído e mantido pelas mãos de escravos negros, que eram comandados pelos donos da fazenda. O tempo passou, os vestígios do engenho sumiram, mas a história é contada de geração em geração pelos moradores locais, preservando a procedência de sua história.